14 fatos sobre artrite reumatoide

14 fatos sobre artrite reumatoide

Se você conhece alguém que tem Artrite Reumatoide (AR), provavelmente já ouviu algo sobre como é conviver com essa doença. Você mesmo que está lendo este texto pode ter AR e entender como ninguém o que vamos falar aqui.

Existem alguns fatos que precisam de destaque, tanto para o paciente que possui AR e também para quem não tem, afinal compartilhar informação correta é um ótimo remédio.

 

Vamos começar entendendo o que é a AR

A Artrite Reumatoide é uma inflamação autoimune que ataca as articulações, geralmente dedos, joelhos e tornozelos. A doença é mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos, a causa ainda é desconhecida.

Os principais sintomas são, dor, inchaço, rigidez nas juntas e caroços sob a pele. A inflamação pode entupir artérias e causar infarto e AVC. Afeta também a saúde dos olhos, nervos e pulmões.

O diagnóstico precoce é essencial para tratar e controlar o avanço da doença, e a Pulsus pode cuidar de você.

 

Direto aos fatos

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a Artrite Reumatoide, conheça estes 14 fatos sobre a Artrite Reumatoide!

  1. EXERCÍCIO FÍSICO: atividade física ajuda muito no tratamento e não agrava o estado dos pacientes, antigamente pensava-se o contrário.
  2. GRAVIDEZ: ajuda a melhorar os sintomas da AR após o segundo mês, pois a produção de hormônios tem efeitos protetores.
  3. ATAQUE CARDÍACO: se a doença está ativa, o risco é triplicado, devido à inflamação sistêmica causada pela AR.
  4. DIABETES: aumenta o risco de desenvolver diabetes do tipo 2 pelo corticosteróide utilizado para tratar a AR.
  5. ONDE VOCÊ MORA: quanto mais longe da linha do Equador, maior é o risco de ter AR. Estudo mostrou maior incidência em mulheres que moram no nordeste e no centro-oeste dos EUA.
  6. VITAMINA D: quem recebe menos luz solar, produz menos vitamina D, então o risco de desenvolver AR é maior. Assim como a Esclerose Múltipla e outras doenças autoimunes.
  7. DEPRESSÃO: a soma da dor e estresse do paciente com a doença e os níveis elevados da inflamação podem provocar também a depressão.
  8. TABAGISMO: os fumantes têm um risco dez vezes maior de desenvolver Artrite Reumatoide.
  9. OUTRAS DOENÇAS AUTOIMUNES: podem surgir outras doenças, como Doença Autoimune da Tireoide e Síndrome de Sjögren, as mais comuns em pessoas com AR.
  10. HISTÓRIA: sugere que a doença pode ser causada por um fator ambiental, mas isso nunca foi provado.
  11. DOENÇA PULMONAR: cerca de metade dos pacientes com AR têm doença pulmonar. Devido a AR as vias aéreas podem ficar inflamadas também.
  12. FIBROMIALGIA: cerca de 20 a 30% das pessoas com Artrite Reumatoide também têm fibromialgia.
  13. POLUIÇÃO: a inflamação provocada pela Artrite Reumatoide pode estar relacionada com a poluição inalada pelos pulmões.
  14. ASCENSÃO ENTRE AS MULHERES: uma pesquisa de 2010 apontou que a AR está em alta entre as mulheres americanas. A pesquisa indicou três fatores: 1) mulheres demoram mais para deixar de fumar; 2) pílulas anticoncepcionais com baixa de estrógeno; 3) mais deficiência de vitamina D.

 

Não deixe para depois

O que pode ser feito agora, faça! Se você identificou algum dos sintomas mencionados neste texto, procure um reumatologista. Inspire-se no Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo celebrado em 30 de outubro e cuide de você, agende sua consulta.

Se você tem Artrite Reumatoide já conhece alguns cuidados que a doença exige do paciente. Com o tratamento adequado é possível levar uma vida tranquila e com qualidade. Lembre-se: reumatismo tem tratamento, a Pulsus vai cuidar de você!

 

Procure o especialista

Como algumas doenças reumáticas têm sintomas parecidos, é imprescindível uma consulta com um reumatologista para o tratamento apropriado para aquela doença diagnosticada.

Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

 

O cuidado que você merece

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Acompanhe nosso conteúdo também pelo Instagram @clinicapulsus

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes!