Capilaroscopia Periungueal

A capilaroscopia periungueal (CPU) é um método simples, não invasivo e indolor, que permite avaliação in vivo da microcirculação através da visualização direta da fileira de capilares (menores vasos sanguíneos do corpo) da região periungueal (cutícula) dos dedos das mãos. Vários equipamentos ópticos podem ser utilizados para esta finalidade, entre eles: o estereomicroscópio, o dermatoscópio, o videocapilaroscópio e os microscópios digitais.

Exame de grande utilidade para avaliação de pacientes portadores do Fenômeno de Raynaud, auxilia na caracterização das formas primárias e secundárias, além do diagnóstico precoce da Esclerose Sistêmica (esclerodermia).

O Fenômeno de Raynaud consiste em um fenômeno vascular, precipitado pelo frio e/ou estresse emocional, que leva a uma mudança de cor de extremidades, especialmente nas mãos, podendo ocorrer em duas ou três fases de mudanças de cor: palidez (branca), cianose (roxa) e vermelha. O Fenômeno de Raynaud pode ser primário, quando não há nenhuma doença subjacente presente ou secundária, quando doenças reumáticas ou não, e mesmo o uso de alguns medicamentos ou atividades ocupacionais que provocam vibrações nas mãos.

A capilaroscopia periungueal foi incluída nos critérios de classificação da Esclerose Sistêmica do ACR/EULAR de 2013, passando a ser um exame essencial para o diagnóstico precoce da mesma.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Para um diagnóstico seguro e o agendamento deste exame, tenha o pedido médico em mãos. A falta do pedido resultará no não agendamento do exame.