Infiltração articular

As infiltrações fazem parte do arsenal terapêutico do reumatologista no tratamento da dor e inflamação articular.

Podem ser intra-articular, quando introduzimos medicamentos de ação anti-inflamatória dentro da articulação através de uma injeção; ou periarticular, quando a estrutura a ser atingida não é articulação, e sim estruturas periarticulares, como bursas e bainhas dos tendões. São realizadas às cegas ou guiadas por ultrassom.

A infiltração guiada por ultrassom traz um grande benefício ao procedimento: permite o posicionamento correto da agulha dentro da articulação ou da estrutura a ser infiltrada. Em articulações profundas ou de acesso mais difícil, como quadril, o uso do ultrassom para guiar o procedimento é imprescindível.

As principais indicações das infiltrações são:

• Controle das Artropatias inflamatórias, como a artrite reumatoide, quando apesar do tratamento, algumas articulações ainda permanecem inflamadas.
  • Tratamento da osteoartrite (artrose), visando melhorar a dor e inflamação, e em alguns casos, retardar a cirurgia de prótese.
  • Tratamento de tendinites, bursites e entesites.

Os medicamentos mais utilizados nas infiltrações são:

• Corticosteroides: têm propriedades anti-inflamatórias e antiproliferativas, sendo a medicação mais utilizada para a realização de infiltração intra-articular e periarticular. Indicado no tratamento de Artropatias inflamatórias, como artrite reumatoide, da osteoartrite (artrose) e de tendinites e bursites.
  • Ácido hialurônico (viscos suplementação): utilizado apenas para infiltração intra-articular, funciona como lubrificante da articulação, além de ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Indicado no tratamento da osteoartrite (artrose).