Se você acha que alongamento é somente para quem pratica exercícios físicos diariamente, se enganou. O alongamento é uma forma de autocuidado para todos, inclusive para as pessoas sedentárias. A prática traz inúmeros benefícios para o organismo, mantendo o corpo ativo e saudável.
Então se você está querendo melhorar sua flexibilidade e o seu bem-estar, continue a leitura desse texto. Com a ajuda da fisioterapeuta Renata Aline, do Programa Cuidado Completo, separamos 3 dicas para começar o alongamento agora mesmo.
Anote essas dicas!
Praticar alongamentos diariamente melhora a flexibilidade, a disposição e, aliado à alimentação saudável, promove uma melhora saúde como um todo.
A prática regular de alongamento facilita na execução das atividades do dia a dia, como por exemplo, abaixar o corpo para pegar algum objeto ou levantar o braço para alcançar a prateleira de um armário. O que você está esperando para começar?
O que são alongamentos?
Não é apenas ficar ‘esticando o corpo’ de qualquer forma, é preciso método e orientação do especialista. O alongamento consiste no estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento.
São atividades físicas que promovem maior flexibilidade, sendo realizada para preparar o corpo para o exercício físico, além disso, previne lesões e proporciona mais agilidade e elasticidade durante o treino.
Quais são os benefícios do alongamento?
Quando são feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem inúmeros benefícios para saúde: aumenta a flexibilidade, melhora a circulação do sangue, ameniza dores, corrige a postura, previne lesões.
Quanto mais alongado é um músculo, maior será seu movimento, ou seja, o aumento da flexibilidade proporciona para seu corpo mais movimento, com mais leveza, facilidade e desenvoltura.
E ajuda no processo de envelhecimento também! Com o passar dos anos é comum que as dores no corpo apareçam, afinal o corpo muda com o envelhecimento. Isso acontece porque os ossos tendem a perder densidade, o cálcio no organismo diminui e altera nossa estrutura óssea.
Por isso o alongamento é uma prática necessária e que todos devem adotar. Ajuda a manter o corpo flexível, previne lesões articulares e desconfortos comuns, como as dores na coluna.
Quando alongamos, estamos cuidando da postura corporal, que muitas vezes passa despercebida em nossa rotina de autocuidado diário. O humor também agradece: alongar ajuda no relaxamento e até mesmo na circulação sanguínea.
Em qualquer hora e lugar
Reserve um tempinho do seu dia para começar a praticar. O alongamento pode ser feito a qualquer hora do dia e de preferência acompanhado de atividade física.
Você não faz academia? Não tem problema, o alongamento pode ser realizado em casa, de forma simples e segura. É um remédio rápido, fácil e eficaz ao seu alcance! Mas antes de começar a se alongar, consulte o especialista para descobrir qual é o alongamento ideal para você.
Lembre-se que os alongamentos devem ser realizados antes e depois da atividade física ou quando sentir a musculatura tensa.
E então, preparado para iniciar o alongamento de hoje? Venha conversar com os nossos especialistas para avaliar a sua saúde e descobrir o que seu corpo está apto a fazer.
Agende sua consulta agora
Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.
O cuidado que você merece
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Acesse o canal da Pulsus no YouTube para mais dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus
Vale a pena reservar um horário todos os dias para praticar os alongamentos. Coloque um lembrete no celular para não esquecer!