30 de outubro – Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

30 de outubro – Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Informação é uma arma muito poderosa, e quando está associada à saúde e bem utilizada, pode proporcionar um bem enorme para todos. E é com esse objetivo que é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo, para disseminar informações e conscientizar a população contra ideias erradas e preconceitos que envolvem as doenças reumáticas.

Uma dessas ideias erradas que são difundidas é que o reumatismo “é doença de velho”. O reumatismo pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, sejam homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças. A maior prevalência é entre as mulheres com idade entre 30 e 40 anos.

O QUE É

Popularmente conhecido como reumatismo, o nome se refere a um grupo de doenças reumáticas que causam distúrbios nos ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Está associado a mais de 100 enfermidades, muitas delas ainda sem causa bem definida. As mais comuns são: Artrose, Fibromialgia, Artrite Reumatoide e Lúpus Eritematoso Sistêmico.

São doenças que provocam muitas dores nos pacientes, como a Fibromialgia, Artrite Reumatoide, Osteoporose, Lúpus Sistêmico, entre outras. Nas crianças a mais comum é a Artrite Idiopática Juvenil.

DIAGNÓSTICO

Os sintomas são facilmente identificados pelo paciente, geralmente iniciam com dores musculares e nas articulações. Por exemplo, dores ao esticar os braços sobre a cabeça, ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço, podem ser sinais de doença reumática. É imprescindível procurar o médico reumatologista para realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento. Quanto mais demorar para iniciar o tratamento, mais difícil será controlar o avanço da doença.

TRATAMENTO

As doenças reumáticas são crônicas, não há tratamentos preventivos, mas há tratamentos para melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas. É importante aliar o tratamento medicamentoso a um cuidado com maior amplitude, que possa proteger todas as dimensões de sua saúde. E a Pulsus pensou nisso. Com o Programa Cuidado Completo os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças, acompanhados por uma equipe multidisciplinar de nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.