8 dicas para manter uma alimentação saudável durante viagens

8 dicas para manter uma alimentação saudável durante viagens

Férias: sinônimo de sair da rotina, conhecer lugares novos, acordar mais tarde e viver novas experiências. Tudo isso é muito prazeroso, saudável, mas é preciso muita atenção com a nossa alimentação, afinal essa rotina requer um cuidado especial.

 

É possível viajar, confraternizar com amigos, reencontrar familiares e ainda manter uma rotina saudável na viagem. Vamos entender mais sobre esse assunto com as dicas que a nutricionista Isabel Matos, do Programa Cuidado Completo, separou.

DICA 1: Guarde alimentos não perecíveis em sua bagagem de mão e bolsa (que não sejam líquidos). Se você não tiver certeza de que opções seguras estarão disponíveis onde você for, leve itens não perecíveis extras em sua bolsa para lanches e emergências. Boas opções são snacks proteicos, barrinhas de proteína, proteínas em pó e mix de castanhas e oleaginosas.

DICA 2: Faça um café da manhã reforçado e variado! Uma sugestão é optar por uma ou duas porções de frutas, com um pão, aveia, ou outro cereal, e também uma fonte de proteína, (como ovos, queijo ou iogurte). Além disso, separe uma a duas porções de frutas do café da manhã para emergências ao longo do dia.

DICA 3: Atenção ao consumir alimentos como frutas já descascadas e salada. Evite carnes, peixes, mariscos e ovos crus. Isso reduzirá a possibilidade de entrar em contato com frutas e vegetais contaminados. Produtos bem cozidos, frutas com casca espessa e intacta, ou com cobertura que você mesmo descasque (como frutas cítricas e bananas), carnes, aves e peixes bem cozidos são considerados mais seguros para consumo pela FDA (Food and Drug Administration).

DICA 4: Evite alimentos que estejam em temperatura ambiente, normalmente, bactérias se desenvolvem nesta faixa de temperatura. Evite comer em serviço de buffet, uma vez que os alimentos nem sempre podem ser mantidos em temperatura segura e podem facilmente ser mal manuseados. Em vez disso, opte por alimentos frios ou quentes (recém-preparados).

DICA 5: Não se deixe enganar pela aparência limpa dos lugares. Em caso de dúvida, não beba água da torneira, de poço ou qualquer coisa que tenha sido feita com ela, inclusive refrigerantes. A sua melhor aposta é optar por bebidas engarrafadas fechadas.

DICA 6: Não chute o balde! Se for comer algo que fuja bastante do que você deveria comer do seu cardápio, tente limitar-se a uma refeição, e na refeição seguinte, volte ao normal. Não esqueça de manter uma boa hidratação e limitar o consumo de álcool.

DICA 7: Programe os momentos de alimentação. Na hora de preparar o cronograma diário da viagem, separe os momentos do dia destinados à alimentação. Dessa maneira, você conseguirá definir quais as melhores possibilidades de locais, além de se preparar caso precise transportar algum alimento.

DICA 8: Não deixe de manter um almoço e jantar saudáveis. Respeite as porções que você habitualmente consome, montando seu prato com uma porção de proteínas (como peixe, frango ou carne) e salada, mantendo a atenção nas quantidades de alimentos-fonte de carboidrato/gordura (ou os dois), como arroz, batata, macarrão, molhos, risotos, strogonoff, etc.

 

Organização

Quando viajamos inevitavelmente acontece uma mudança de rotina, e a alimentação é uma das partes mais afetadas. Como você viu nessas dicas, manter as refeições regradas e saudáveis durante uma viagem pode ser mais simples quanto se parece. Cuide de sua alimentação com organização que tudo funciona bem!

 

Como está a sua alimentação?

Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

 

O cuidado que você merece

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Acesse o canal da Pulsus no YouTube para mais dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus