A maioria das doenças reumáticas (conhecidas popularmente como ‘reumatismo’), causam sintomas como dor, inchaço, rigidez na articulação e fadiga. Após o diagnóstico, uma das primeiras dúvidas do paciente é sobre como controlar a doença reumática. Como já falamos aqui no blog, reumatismo não tem cura, mas tem tratamento, é possível controlar e manter a qualidade de vida.
Para o controle eficaz da doença reumática, o paciente precisa entender que o diagnóstico não é uma sentença de morte. Cada vez mais a ciência tem avançado no desenvolvimento de novas terapias biológicas. Os pacientes têm mais qualidade de vida e menos efeitos colaterais durante o tratamento.
Informação é poder
Também é preciso ter disposição para aprender sobre a doença, pergunte tudo o que você precisar ao médico. Apesar de ser uma relação profissional, ela exige empatia e conexão. Então, nunca fique com dúvida durante a consulta, sempre evidencie os sinais e sintomas que surgirem.
O médico responsável por seu tratamento é a sua fonte mais segura de informação, ele conhece a sua doença e acompanha todo o processo. O mais importante é que você conheça a sua doença a partir da sua vivência com ela, e não a partir do que os outros relatam ou de fontes desconhecidas. Às vezes podemos criar coisas que só existem em nossa cabeça…
O tratamento é algo que precisa ser conduzido muito a sério, com comprometimento, assim como as consultas regulares ao reumatologista. Somente com este acompanhamento contínuo que será possível controlar a doença, obtendo as informações através de exames e do parecer clinico do médico.
Nunca interrompa o tratamento ou a medicação sem antes conversar com o seu médico. Sempre siga todas as orientações do especialista.
Rotina saudável
Faz toda a diferença para o controle das doenças reumáticas se você é uma pessoa de hábitos saudáveis. A boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos são essenciais para manter o controle. Mas se você não possui uma rotina saudável, o recomendado é mudar os seus hábitos para ajudar no controle da doença.
É comprovado que a atividade física melhora os sintomas, especialmente a dor e a incapacidade funcional. A prática atua como anti-inflamatório, metabólico e hormônio, contribuindo no efeito da medicação.
A recomendação do Colégio Europeu de Reumatologia (EULAR) atividades de intensidade moderada pelo menos por 30 minutos por dia cinco vezes por semana ou atividades intensas três vezes por semana.
A boa alimentação para controlar o reumatismo inclui o consumo de frutas de casca roxa, por exemplo, (mirtilo, jabuticaba e açaí); alimentos ricos em cálcio (couve, brócolis, chia); alimentos com “gorduras boas” peixes, nozes, azeites extravirgem, abacate, linhaça e aveia. Evite gorduras saturadas e trans, sal, temperos e condimentos artificiais e embutidos.
Não esqueça do emocional
No momento do diagnóstico o fator emocional do paciente poderá ser afetado. Serão muitas informações novas para receber e processar. Então é preciso observar com cuidado o bem-estar mental do paciente.
Será necessário adequar o modo de vida à nova realidade de conviver com uma doença reumática. A Pulsus vai cuidar de você nessa jornada. Doença reumática pode ser tratada com qualidade de vida.
Agende sua consulta agora
Se você precisa de mais cuidados, a Pulsus vai cuidar de você nessa jornada. Cuidar é a nossa especialidade, disso entendemos muito bem.
Agende a sua consulta com um de nossos especialistas, presencial ou online! Marque pelo site www.clinicapulsus.com.br ou pelo telefone e WhatsApp (31) 2536–1800.
Nosso cuidado é completo
Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças. As orientações são presenciais ou remotas.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de nutrição, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Aproveite para agendar sua consulta com um dos nossos especialistas. WhatsApp (31) 2536–1800.
Aqui na Pulsus, o nosso cuidado é completo!