Você provavelmente já saiu de casa ‘em cima da hora’ para algum compromisso de manhã sem comer nada. O dia foi passando e você foi se alimentar apenas no almoço, certo? Pois é, acontece com muita gente, mas não deveria.
A rotina do dia a dia é muito corrida, mas a falta do café da manhã faz muita diferença no nosso organismo. O café da manhã é uma das principais refeições do nosso dia.
Assim que acordamos necessitamos de “combustível” para retomar as atividades e iniciar o novo dia. É o café da manhã que oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor e a disposição pela manhã.
O café da manhã fornece a quantidade adequada de nutrientes e uma variedade de vitaminas, minerais e fibras, que garantem energia e vitalidade para o dia começar bem.
Quando não tomo
E quando não nos alimentamos bem de manhã, sentimos mais fome ao longo do dia, o que aumenta a chance de comer mais do que precisamos no almoço ou de ‘beliscar’ com maior frequência ao longo do dia. Não é verdade?!
Se você não tem fome quando acorda, procure comer menos à noite, e automaticamente sentirá fome no café da manhã. É preciso se preocupar com a qualidade do que é consumido, de preferência variando o cardápio ao longo da semana.
E o que devo comer
É possível variar o cardápio do café da manhã e encontrar a opção que mais agrada o seu paladar, e tudo isso sendo nutricionalmente bom. Você pode combinar carboidratos, proteínas, baixo teor de gordura, vitaminas, minerais e fibras, quanto mais variado e colorido, melhor.
Se a sua médica ou nutricionista pediu para reduzir o consumo de farinha branca e você ficou sem saber o que comer no lugar do pãozinho, temos algumas dicas para você.
A nutricionista Isabel Matos, do Programa Cuidado Completo da Pulsus, separou opções fáceis e muito saborosas para deixar o seu dia a dia mais prático e saudável.
A dica de ouro da nutricionista Isabel Matos é crepioca e suco verde! Mas não se preocupe se você não sabe preparar. Ela separou a receita aqui bem detalhada para você fazer. Os ingredientes são fáceis de encontrar e o modo de preparo, super rápido.
Crepioca
INGREDIENTES
1 ovo
1 colher de sopa de tapioca
1 pitada de sal ou açúcar mascavo (para uma tapioca doce ou salgada)
Um recheio de sua preferência (queijo branco, banana com canela, Nutella, carne seca e muitos outros).
MODO DE PREPARO
Em um recipiente, misture o ovo e a tapioca como se fosse preparar uma omelete. Tempere com o sal ou açúcar mascavo e leve para o fogo em uma frigideira.
Deixe cozinhar um lado para, em seguida, preparar para dourar o outro. Nesse momento adicione o recheio e feche a crepioca. Deixe esquentar por mais alguns segundos. Sirva para consumir ainda quente.
Suco Verde
INGREDIENTES
1 fruta de sua preferência (abacaxi, maçã verde, maçã)
5g de hortelã (opcional)
100ml de água de coco ou água
30ml de suco de limão
MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes no liquidificador, com gelo, em velocidade alta, e sirva.
Obs.: para os pacientes diagnosticados com Doença de Crohn e que tem recomendação para reduzir o consumo de folhas, essa receita não é recomendada, ok?!
Agende sua consulta agora
Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086. Envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.
O cuidado que você merece
PROGRAMA CUIDADO COMPLETO — Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças. As orientações são presenciais ou remotas.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.