O que faz um nefrologista?

O que faz um nefrologista?

São tantos nomes de especialidades médicas que às vezes é possível se perder na definição do que cada uma faz. A evolução na área da saúde é constante e com isso pode surgir uma nova especialidade. Algumas especialidades remetem facilmente ao órgão que trata, mas nem todas são assim.

Quando você está com aquela dor insuportável nos rins, a famosa cólica renal, qual médico deve procurar? A resposta está nesse artigo: agende a sua consulta com um nefrologista. Esse especialista vai cuidar de você quando o problema for específico das doenças ligadas aos rins.

O médico nefrologista faz o diagnóstico e o tratamento clínico das doenças do sistema urinário que não necessitam de intervenções cirúrgicas. Agora lembramos de outra especialidade médica, certo? Isso mesmo.

 

E a Urologia?

Boa pergunta, e faz sentido a sua dúvida. As duas especialidades se complementam e caminham juntas até um determinado momento.

O urologista trata do sistema urinário no geral, além do sistema reprodutor masculino, já o nefrologista trata dos problemas clínicos dos rins.

O nefrologista vai cuidar de cálculos (pedras), lesões, tumores, insuficiência renal e até casos para transplante do órgão.

 

Em que caso devo procurar um nefrologista?

Além da famosa cólica renal, há outros fatores, sinais ou sintomas podem levar a procurar um nefrologista. Ninguém melhor que você mesmo para conhecer o seu corpo e a forma que ele tem reagido às necessidades fisiológicas.

Pacientes costumam relatar alguns sintomas:

  • Dor nas costas
  • Cólicas
  • Dor ao urinar
  • Alterações na urina (cor, cheiro, volume e presença de espuma ou sangue)
  • Edemas e inchaços
  • Urina com espuma avermelhada
  • Alterações nas taxas de creatinina e minerais no sangue
  • Cálculo renal mais de uma vez

Se no seu exame de sangue o resultado da creatinina estiver em uma concentração elevada, pode ser um sinal de alerta para alguma doença renal.

 

Quem deve procurar?

Se você sentiu algum sinal ou sintoma descrito acima, procure o nefrologista imediatamente. O cuidado com a saúde não tem idade. Entretanto, fica o alerta: boa parte dos problemas nos rins se manifestam principalmente a partir da idade adulta, por isso é preciso ter uma atenção especial.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) recomenda que todas as pessoas com mais de 40 anos façam uma consulta com nefrologista, pelo menos uma vez ao ano. Na prevenção será solicitado e avaliado os exames de creatinina, exame de urina e medição da pressão arterial.

O nefrologista é fundamental para esclarecer as dúvidas e dar o diagnóstico e oferecer o tratamento adequado para a sua necessidade.

 

Doenças tratadas

A principal doença que o nefrologista trata é a insuficiência renal, estado em que a função dos rins fica comprometida. A doença pode ser aguda (quando os rins deixam de funcionar por algum tempo) ou crônica (quando a perda da função renal é permanente).

Em casos que a insuficiência renal se agrava muito, o paciente pode necessitar de hemodiálise ou diálise peritonial, procedimentos que também são atribuições do nefrologista.

Quer saber mais sobre o assunto?

 

Agende com a Pulsus!

Doença renal pode ser tratada com qualidade de vida. A Pulsus vai cuidar de você nessa jornada.

Agende agora a sua consulta com um de nossos nefrologistas, presencial ou online! Marque pelo site www.clinicapulsus.com.br ou pelo telefone e WhatsApp (31) 2536–1800.

 

Cuidado Completo

Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças. As orientações são presenciais ou remotas.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de nutrição, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.