Quem nunca teve que responder a clássica pergunta durante a entrevista de emprego: “cite três qualidades e três defeitos”. Se você já passou por um processo seletivo mais convencional, com certeza já se deparou com essa questão, é muito utilizada pela área de recursos humanos e seleção.
O motivo tem tudo a ver com o tema desse texto: autoconhecimento. Como você tem olhado para si mesmo?
Com a resposta desta pergunta, o entrevistador consegue identificar pontos sobre sua personalidade, se você é honesto, se possui autocrítica e se tem coragem de enfrentar suas vulnerabilidades sem fugir à pergunta.
É disso que vamos falar!
Você tem consciência de si, do que você é, o que você representa no mundo e para as pessoas? A psicóloga Dirleny Caldas, do Programa Cuidado Completo, separou algumas reflexões que podem ser o início de uma nova forma de olhar para si mesmo.
Questione-se
Para quê e por que estamos acumulando tantas informações? Será que vamos mesmo utilizar tudo isso? O nosso tempo está sendo investido corretamente nas coisas certas?
Tomar consciência de si mesmo é a chave para lidar com um mundo cheio de informações. Todo esse excesso resulta em ansiedade e desgaste emocional para a sua saúde mental.
Então vem a pergunta: por onde começar?
Quando tomamos consciência de quem somos podemos viver melhor. Ter consciência de nossas limitações e potencialidades faz nossa qualidade de vida melhorar muito. Esse é o resultado do autoconhecimento: viver melhor!
Observe
Em cada um de nós existem diversos ‘moradores’ dos quais precisamos trabalhar diariamente para aceitar. Esses ‘moradores’ são os nossos diversos comportamentos: irritação, ansiedade, agitação, hostilidade, entre tantos outros.
A solução está em tomar consciência de nós mesmos e acionar o EU OBSERVADOR, uma parte capaz de observar sem julgamentos e imparcialmente tudo o que acontece dentro de nós e também todos os eventos externos.
O Eu Observador é um estado de consciência, um ato de reflexão sobre seus pensamentos, sentimentos e ações, sem apego ao que se observa.
Quando você utiliza essa técnica mental, você deixa de ser dominado pelo pensamento e controla o fluxo dele, interrompendo essa intromissão, em definir a maneira que você deve se sentir ou agir.
Como funciona na prática
Observe como você se comporta no dia a dia, como seu corpo reage a partir de cada vivência. Perceba quando você fica mais irritado, ansioso, agitado e, ao mesmo tempo, o que te traz alívio, que te deixa relaxado.
Saber se observar é um exercício que precisa ser feito diariamente, para que se torne cada vez mais fácil. Essa prática nos dá a possibilidade de compreender de que forma estamos conduzindo a nossa vida.
Com a resposta de cada reflexão que você alcançar é possível se conhecer melhor e se respeitar.
E lembre-se: se observar não é julgar. Observe você mesmo e respeite seus limites.
Acredite, você consegue ter essa visão observadora de tudo que passa na sua mente. Então, o que precisa fazer é: parar, respirar e permitir se conhecer.
Agende sua consulta agora
Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.
O cuidado que você merece
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Acompanhe nosso conteúdo também pelo Instagram @clinicapulsus