A dor na coluna é uma das reclamações mais comuns nos consultórios médicos, e pode estar associada a uma doença inflamatória autoimune, a Espondilite Anquilosante. Sua principal característica é a rigidez lombar causada pela inflamação das articulações. As dores ficam mais intensas durante o repouso, e melhoram quando a pessoa se movimenta.
Conheça nesse artigo os sintomas, diagnóstico e tratamento da Espondilite Anquilosante.
O que é
A Espondilite Anquilosante é um tipo de artrite inflamatória crônica. A inflamação crônica faz com que a coluna se torne dura e inflexível.
A doença faz com que as vértebras na coluna se fundam, ficando menos flexíveis, o que pode resultar em uma postura curvada para a frente. Além disso, se as costelas forem afetadas, pode ser difícil respirar profundamente.
Além de autoimune, é uma doença reumática sistêmica, pois pode afetar olhos, coração, pulmão, intestinos e pele.
Sintomas
O sintoma mais comum da Espondilite Anquilosante é dor nas costas e rigidez. A manifestação dos primeiros sinais surge gradualmente, a coluna costuma ser a primeira região afetada. Ombros, quadris e joelhos também podem ser afetados por esses sintomas.
A dor geralmente persiste por volta de três meses, melhora com o movimento e piora com o repouso. Nos casos mais graves pode causar lesões nos olhos, coração, pulmão, intestinos e pele.
Com a evolução da doença, o paciente pode sentir cansaço, perda do apetite e de peso. Isso ocorre porque é resultante de uma deficiência do próprio sistema imunológico, que ataca a coluna e as articulações.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é de extrema importância para evitar a evolução da doença e suas complicações. Ao primeiro sinal de dor, agende sua consulta. O reumatologista é o médico especializado em doenças reumáticas e autoimunes indicado para este tratamento.
Tratamento
Ainda não há cura para a Espondilite Anquilosante, mas existem tratamentos para aliviar as dores e os sintomas. O tratamento é definido pelo médico baseado nos sintomas, podendo ser utilizado medicamentos, fisioterapia e/ou cirurgia, se for necessário substituir a articulação do quadril.
O objetivo do tratamento é proporcionar ao paciente qualidade de vida para desempenhar as tarefas do dia a dia, mantendo uma rotina de normalidade com a doença. Além disso, reduz o risco de deformidades.
O exercício físico e a fisioterapia também são parte importante neste tratamento, eles ajudam a reduzir a rigidez na coluna e melhoram o funcionamento das articulações.
O acompanhamento com o reumatologista deve ser regular, com consultas e exames periódicos. O uso das medicações de forma correta também é extremamente importante, então qualquer dificuldade encontrada deve ser discutida com o médico para avaliar alterações.
Não ignore a sua dor
Algumas pessoas com Espondilite Anquilosante vivem anos pensando que possuem apenas ‘dores nas costas’, sem saber que podem ter uma doença autoimune, como a Espondilite Anquilosante.
Não se automedique para aliviar a dor ou o desconforto. Se você identificou algum dos sintomas mencionados no texto, procure um reumatologista.
Se você recebeu diagnóstico de Espondilite Anquilosante, converse com seu médico para descobrir qual o melhor tratamento. A equipe da Pulsus pode ajudar você!
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus
Gostou desse artigo? Então envia lá no grupo do WhatsApp e compartilhe informação importante!
E aqui em nosso blog você encontra os mais diversos assuntos sobre saúde, prevenção, qualidade de vida e bem-estar. Navegue à vontade!
Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.