Pelos de animais, pó, mudanças bruscas de temperatura, mofo, pólen, perfume são bem temidos por quem sofre com rinite alérgica. Esses alérgenos provocam uma reação imunológica a algum agente que o corpo vê como nocivo. É aí que temos a crise de rinite alérgica.
E então, o que fazer? Veja nesse artigo que preparamos sobre o tema.
O que é rinite?
A rinite é a inflamação da mucosa nasal, a parte que recobre a área interna do nariz. Pode ser alérgica ou infecciosa. Quando é causada por bactérias, vírus ou fungos é considerada rinite infecciosa. Já quando é causada pela reação exagerada do sistema de defesa do corpo a agentes alérgicos, como o pólen, o ácaro ou a poeira doméstica, é considerada rinite alérgica.
Essas substâncias (alérgenos) podem entrar em nosso corpo pelo nariz por meio da respiração, principalmente em ambientes com poluição. É comum que muitas pessoas desenvolvam rinite alérgica ainda crianças, mas adultos também estão sujeitos a apresentar esse tipo de rinite a qualquer momento da vida.
Sintomas
Nariz entupido e coçando, olhos lacrimejando, coriza e tosse são sintomas comuns de quem sofre com rinite alérgica. Alguns pacientes também podem apresentar problemas de dores de cabeça, mal-estar e cansaço.
A rinite alérgica não tem cura, mas tem tratamento e prevenção. O melhor caminho é sempre prevenir esses episódios, o que pode ser feito com alguns cuidados e mudanças de hábitos.
Como aliviar a crise
Aliviar uma crise de rinite alérgica pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir os sintomas e proporcionar alívio. Saber a que tipo de agente seu corpo é alérgico já contribui bastante na hora de praticar os cuidados.
Veja algumas dicas para amenizar esses danos colaterais que mais incomodam durante essas crises.
Lave as narinas com soro fisiológico
A higienização do nariz ajuda a remover os alérgenos e a reduzir a irritação nasal. Use uma seringa com soro fisiológico para irrigar as narinas, o alívio é praticamente imediato.
Use um umidificador
Manter o ar úmido pode ajudar a aliviar a irritação nasal. Um umidificador pode ser especialmente útil durante a noite, quando os sintomas tendem a piorar.
Evite contato com alérgenos
Identifique e evite os alérgenos que desencadeiam suas crises. Isso pode incluir evitar locais com muito pólen, manter a casa limpa para reduzir a presença de ácaros e limitar o contato com animais de estimação.
Utilize medicamentos antialérgicos
Use somente as medicações prescritas pelo médico. Esses medicamentos bloqueiam a ação de substâncias químicas liberadas durante uma reação alérgica.
Aplicação de compressas frias
Aplicar compressas frias sobre os olhos e a região nasal pode ajudar a reduzir a congestão e a inflamação, proporcionando alívio temporário.
Mantenha a casa limpa
Reduza a quantidade de alérgenos em sua casa, mantendo limpa e bem ventilada. Limpe regularmente superfícies, troque a roupa de cama com frequência e aspire os tapetes para minimizar a presença de ácaros.
Consulte um médico
Se os sintomas persistirem ou forem graves, é fundamental procurar orientação médica. Um profissional de saúde pode avaliar a situação, prescrever medicamentos específicos e recomendar outras medidas para controlar a rinite alérgica.
Qual especialista devo procurar?
Se você identificou algum dos sintomas mencionados no texto, procure um alergologista. Esse especialista ajuda a identificar a causa da sua alergia e encontrar o tratamento adequado para aliviar seus sintomas.
O médico alergologista trata a origem do problema, e não apenas os sintomas, além disso, é o responsável por identificar e tratar alergias e doenças autoimunes.
No nosso site, você encontra médicos alergologistas. Agende agora!
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!