FEVEREIRO ROXO: Campanha alerta sobre doenças crônicas

FEVEREIRO ROXO: Campanha alerta sobre doenças crônicas

Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Alzheimer e Fibromialgia, doenças crônicas e que não têm cura. Criada em 2014, a campanha Fevereiro Roxo alerta a população sobre condições de saúde que afetam milhões de pessoas no mundo. O objetivo é promover a compreensão, a prevenção e o tratamento adequado.

Mesmo ainda não existindo cura para essas doenças, é possível controlar e suavizar os sintomas. Por isso, a campanha tem o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. E um dos melhores caminhos para alcançar essa realidade é com o diagnóstico precoce.

 

Uma dose de informação
Estar bem informado é o primeiro passo para a prevenção e o cuidado adequado dessas condições. Conheça nesse conteúdo especial que preparamos para você os sintomas, fatores de risco e opções de tratamento para essas doenças.

Boa leitura!

 

Como reconhecer sintomas de LES
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune que pode afetar diversos órgãos e sistemas do corpo. Veja a seguir como você pode reconhecer os sinais precocemente para o diagnóstico ser feito quanto antes.

  1. Fadiga constante
    Sabe aquele cansaço que nunca termina? Pode ser um sintoma bastante comum de LES. Se mesmo após o repouso você perceber uma exaustão inexplicável, é aconselhável procurar orientação médica.
  1. Dor nas articulações e músculos
    Outro sintoma recorrente também são as dores articulares e musculares, que muitas vezes podem ser indícios de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Observe como é a frequência da dor e procure o reumatologista.
  1. Lesões cutâneas
    Manchas avermelhadas na pele, alterações e erupções cutâneas são sintomas do Lúpus. A conhecida ‘asa de borboleta’ é a vermelhidão da pele que cobre nariz e bochechas, às vezes com sensação de inchaço e queimação.
  1. Sensibilidade à luz solar
    A exposição à luz solar é prejudicial para quem tem Lúpus. Por isso, se você sentir um desconforto excessivo quando estiver exposto ao sol, procure avaliação médica.
  1. Febre recorrente
    Também se manifestando constantemente, as febres inexplicáveis podem ser sinais de inflamação relacionada ao LES, principalmente se não têm uma origem conhecida.

 

Sinais iniciais de Alzheimer

O Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que afeta a memória e as funções cognitivas. A doença começa a dar sinais com a dificuldade de guardar informações novas e com o esquecimento de eventos recentes.

Outros sinais desenvolvidos no início do Mal de Alzheimer são:

  1. Desafios na realização de tarefas rotineiras, como cozinhar, se vestir ou manejar dispositivos familiares.
  2. Perder a noção do tempo ou se desorientar em locais conhecidos.
  3. Dificuldade em encontrar palavras certas ou se repetir frequentemente.
  4. Dificuldade em tomar decisões simples do dia a dia.

Se você ou alguém próximo apresentar esses sintomas, é recomendável procurar a avaliação de um neurologista. Clique e conheça o corpo clínico da Pulsus

 

Estratégias de alívio da dor na Fibromialgia
A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor generalizada e fadiga. É muito comum em mulheres entre 30 e 60 anos, e além do cansaço, pode causar problemas de perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo depressão.

O diagnóstico é bem desafiador, pois muitas vezes os sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia.

Se você ou alguém que conhece convive com essa condição, conheça a seguir algumas estratégias para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.

  1. Exercícios físicos
    Sob a supervisão do seu médico especialista e de um fisioterapeuta, faça exercícios regularmente, em geral, caminhadas suaves, natação ou ioga ajudam a fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade.
  1. Terapias físicas e fisioterapia
    Ter o acompanhamento de um fisioterapeuta é essencial para aliviar a dor por meio de exercícios personalizados, alongamentos e massagem terapêutica.
  1. Técnicas de relaxamento
    Cuidar da mente, dos pensamentos e da concentração contribui bastante para diminuir o estresse, reduzir a tensão muscular e aliviar a dor associada à Fibromialgia. Que tal uma meditação?
  1. Adequação do sono
    Seu sono faz toda a diferença para manter a qualidade de vida e aliviar os sintomas da Fibromialgia, por isso mantenha horários regulares e um ambiente confortável.

 

Compartilhe esse texto
Agora que você já está por dentro da importância da campanha Fevereiro Roxo, envie este texto para um amigo e espalhe essa informação. Junte-se a nós nesta campanha e faça a diferença na vida das pessoas!

Através do Blog da Pulsus buscamos contribuir para a disseminação do conhecimento e a construção de uma comunidade mais saudável e informada.

 

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!