A dengue continua a ser uma preocupação global, principalmente nesta época do ano. No entanto, há uma luz no fim do túnel: a vacina. Já estão disponíveis na rede privada de saúde dois tipos de vacinas, que podem alcançar eficácia entre 60% e 90%. A vacina é uma importante aliada na prevenção e combate da doença, mas se você tem doença autoimune, é preciso alguns cuidados antes de tomar o imunizante.
O sistema imunológico tem uma função fundamental no desempenho das doenças autoimunes; por isso, é extremamente importante avaliar individualmente a situação de saúde de cada paciente e assim estabelecer a segurança da vacinação. Clique aqui e conheça as vacinas disponíveis na Pulsus
O que é a dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. Caracterizada por febre, dores musculares, cefaleia, fadiga e outros sintomas, a dengue pode evoluir para formas mais graves, como a dengue hemorrágica, que requer atenção médica urgente.
Quais são as vacinas?
A vacina é um imunizante tetravalente que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Existem dois tipos de vacinas disponíveis atualmente no Brasil, a Dengvaxia (laboratório francês Sanofi) e a QDenga (laboratório japonês Takeda).
Quem pode tomar a vacina?
Quem não pode tomar a vacina contra a dengue?
Não são todas as pessoas que podem se vacinar contra a dengue, segundo a bula do imunizante, existem algumas contraindicações. Além da idade pré-estabelecida, a vacina é contraindicada nos seguintes casos:
A vacina Dengavaxia é contraindicada para pessoas que não tiveram contato com o vírus da dengue.
Quem tem doença autoimune pode tomar a vacina contra a dengue?
Se você é portador de doença autoimune e tem interesse em se vacinar contra a dengue, preste atenção nessa orientação. A função imunológica deve estar restaurada, por isso não tome a vacina antes de consultar o médico que acompanha o seu tratamento.
A decisão de tomar a vacina deve ser individualizada, baseada na avaliação que o médico especialista fará da sua condição. Deve ser considerado o tipo de doença autoimune, o tratamento que está sendo feito e o quadro de saúde geral do paciente.
Essa avaliação prévia é necessária porque alguns tratamentos imunossupressores podem interferir na resposta imunológica à vacina. Nesse caso, pode ser necessário adiar a vacina contra a dengue ou até mesmo evitar a aplicação.
Benefícios da vacinação contra a dengue
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!