De repente surgem aquelas dores ou alterações no corpo e você não sabe ao certo qual o médico procurar. Pensa que é a tontura é só uma “bobeira” e acaba deixando de lado. Ou aquela dor de ouvido que vai aumentando com o passar dos dias e depois “passa” com o tempo. Mas procurar a especialidade médica correta é essencial para conseguir o diagnóstico da doença, e com isso poder realizar o tratamento adequado. Por isso, veja nesse texto quando você deve procurar o otorrinolaringologista.
O otorrinolaringologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta. Esse profissional é fundamental para o bom funcionamento de algumas das funções mais importantes do corpo, como fala, audição, olfato e respiração.
Separamos nesse texto sete doenças que o otorrinolaringologista pode tratar, confira a seguir.
Além dessas doenças, o otorrinolaringologista também trata outras condições, como distúrbios da voz, perda auditiva, distúrbios do equilíbrio e tumores na cabeça e no pescoço.
LEIA TAMBÉM: Cuidado Completo: Todos os serviços em um só lugar
Quando procurar um otorrinolaringologista
É muito comum que a consulta com o otorrinolaringologista seja recomendada por outro médico, frequentemente um clínico geral ou pediatra.
As situações mais frequentes que levam crianças ao consultório do otorrino são casos de otite, enquanto para os adultos, os problemas mais comuns são sinusite e rinite. No caso dos idosos, é muito comum procurar a otorrinolaringologia quando surgem problemas de surdez ou distúrbios relacionados ao equilíbrio.
Não ignore os sintomas
Você deve procurar um otorrinolaringologista se sentir sintomas como tontura, dor de cabeça (frequentemente causada por alergias e sinusite), deficiência auditiva, dor no ouvido, dor de garganta, zumbidos no ouvido, sangramento no ouvido, dores na face (possivelmente causadas por sinusite não tratada), obstrução nasal (ou “nariz entupido”), ronco e apneia.
É essencial estar sempre com as suas consultas em dia para poder avaliar qualquer problema antes mesmo que ele se torne uma questão mais grave. Por isso não perca mais tempo e agende sua consulta na Pulsus.
Exames que o otorrinolaringologista pode solicitar
O médico pode realizar durante a primeira consulta a nasofibrolaringoscopia, exame que permite visualizar as vias aéreas superiores, indicado para diagnosticar uma variedade de condições. Quando não for realizado em consultório, o otorrinolaringologista pode solicitar que o exame seja feito em clínicas ou hospitais especializados.
Outros exames que o médico otorrino pode pedir após a consulta são:
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!
SAIBA MAIS: Confira as especialidades disponíveis na Pulsus