Todo paciente reumático deve conhecer mais sobre um centro de infusão, já que ele é peça fundamental no tratamento de doenças autoimunes
Centro de infusão é o local onde medicamentos endovenosos e subcutâneos são administrados em pacientes com doenças autoimunes. Os procedimentos mais comuns realizados nos centros de infusão são: administração de medicamentos imunobiológicos, infusão endovenosa de ciclofosfamida e pulsoterapia com corticoide (administração de doses elevadas de corticoide por via endovenosa).
O que é uma infusão de imunobiológico?
A infusão de medicamentos imunobiológicos consiste no tratamento de um paciente por meio de soluções ministradas de forma endovenosa ou subcutânea, com o objetivo de proporcionar uma melhora no seu quadro. Pacientes de diferentes áreas da medicina, incluindo a reumatologia, a gastroenterologia, a dermatologia e outras, se beneficiam deste tratamento. O uso dos medicamentos imunobiológicos é uma das principais tendências da medicina moderna. Nos próximos anos teremos diversas novidades e avanços nessa área.
Não há necessidade de jejum ou outro preparo especial antes da infusão. O paciente passa por uma pré-consulta com médico especialista antes de cada infusão, onde são verificados se há alguma contra-indicação ao procedimento. Não é indicado receber uma infusão durante um processo infeccioso ou quando há alterações clínicas ou laboratoriais significativas. Em algumas situações, são administrados medicamentos antialérgicos para prevenir as chamadas reações infusionais.
Após o término da infusão, o paciente pode retomar suas atividades usuais. A sonolência eventualmente causada pela pré-medicação (anti-histamínicos) é de curta duração e, em geral, o paciente termina o procedimento completamente desperto e apto, inclusive, para dirigir.
Os agentes imunobiológicos têm uma ação variada, de uma semana até seis meses ou mais. São realizadas infusões periódicas, de acordo com a medicação, e podem ser mantidas a longo prazo com grande segurança. No caso do abatacept e do tocilizumab, por exemplo, as infusões são sempre mensais. O infliximab é normalmente infundido a cada dois meses (oito semanas), enquanto o rituximab tem um intervalo mais longo, com infusões a cada seis meses. De qualquer forma, o médico especialista é quem deve avaliar qual a melhor opção terapêutica para o seu paciente.
Como é o tratamento de Artrite Reumatóide em um Centro de Infusão?
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória autoimune. A membrana sinovial, que produz um líquido responsável pela lubrificação das articulações, passa a sofrer uma infiltração de células de defesa, resultando em destruição da cartilagem articular e erosão óssea. Dessa forma, o paciente passa a ter dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão das articulações.
Conheça mais sobre a Artrite Reumatóide
O tratamento da Artrite Reumatoide pode ser feito com as DMCD (drogas modificadoras do curso da doença) sintéticas, mas quando há falha terapêutica, os agentes imunobiológicos são utilizados.
A primeira linha deste grupo são os medicamentos anti-TNF (inibidor do fator de necrose tumoral, um importante mediador da inflamação), representados pelo infliximab, etanercept, adalimumab, golimumab e certolizumab. Associados ao metotrexate, estes agentes se mostraram capazes de modificar a evolução da AR, evitando as erosões ósseas responsáveis pela destruição articular.
Existem várias outras classes de imunobiológicos disponíveis, que podem ser usadas como primeira linha ou se houver falha aos medicamentos anti-TNF. Compete ao reumatologista avaliar qual medicação é ideal para cada paciente.
Alguns desses agentes imunobiológicos podem ser administrados por via subcutânea, como o etanercept e o adalimumab, enquanto outros, como o infliximab e o rituximab, são infundidos por via intravenosa. O tempo de infusão varia de acordo o medicamento, podendo ir de 30 minutos a 6 horas.
Doenças reumáticas: o que são e quais os primeiros passos para tratamento.
Centro de infusão da Pulsus
Aqui na Pulsus contamos com mais de 10 anos de muito trabalho e dedicação na área de reumatologia e a nossa experiência na administração de imunobiológicos utilizados no tratamento de doenças autoimunes é de longa data.
O centro de infusão administra diariamente medicamentos direcionados ao tratamento de doenças imuno mediadas. Contamos com uma farmácia devidamente estruturada em conformidade com as melhores práticas de segurança no uso de medicamentos termolábeis. As medicações utilizadas durante as infusões são acondicionadas em câmara de conservação específica que possui sistema automatizado para o controle de temperatura além de sistema de emergência em caso de falta de energia elétrica.
Priorizamos um atendimento humanizado e atento a todas as necessidades dos pacientes. A equipe da clínica Pulsus é capacitada para, não só acompanhar o paciente em todas as etapas de seu tratamento com o apoio necessário, mas também orientar quanto ao transporte e acondicionamento de medicações termolábeis.
Se você tem diagnóstico de alguma doença autoimune e precisa realizar tratamento com infusões de imunobiológicos ou outras medicações, entre em contato conosco ou venha conhecer nosso centro de infusão. Estamos sempre de portas abertas para atendê-lo com eficiência e atenção.