Uma das primeiras questões importantes que devemos considerar sobre esse período de isolamento social, é que não estamos sendo punidos por estarmos isolados. Há uma inquietação e até mesmo uma rebeldia de algumas pessoas que tem se sentido agredidas por não estarem fazendo o que gostariam… O isolamento é necessário para nos proteger e preservar a nós mesmos e familiares, especialmente aqueles estão no grupo de risco, da exposição de uma pandemia, causada pelo Coronavírus. Tudo isso tem sido feito para o seu bem, acredite!
Quando nos deslocamos da imagem distorcida de aprisionamento, podemos nos tornar mais criativos para como cuidar de nós mesmos neste momento. E é sobre isso que viemos falar com você.
A primeira sugestão seria manter uma rotina mais parecida com a que você tinha antes. Se você for estudante, procure criar uma rotina de estudos, a maioria das escolas têm enviado atividades que podem te ajudar nesse momento. Caso você não seja estudante, esse pode ser uma bom momento para se atualizar profissionalmente, reserve uma parte do seu dia e se dedique a sua profissão, isso lhe manterá lúcido. Aproveite que neste momento há muitas parcerias pelas empresas, e instituições de ensino superior, em solidariedade à população, disponibilizaram diversos cursos gratuitos. Para você que é da terceira idade, aproveite o momento para se dedicar a uma leitura prazerosa.
Procure atividades que façam sentido para você, elas precisam vir de um lugar mais profundo, uma conexão interna, para que você se sinta preenchido. Então, realize atividades que te provocam prazer e bem-estar. Não se cobre ou force a fazer algo.
Atividades como arrumar a casa, cozinhar, cuidar do jardim, do vaso de planta, costurar, bordar são excelentes funções terapêuticas que te auxiliarão nesse momento. Mas, para te sensibilizar, porque nesse momento de alto nível de estresse e ansiedade, seu organismo vai precisar de muito mais atenção, então, a dica é: reforce os cuidados.
Se você já pratica ou gosta de Yoga, essa pode ser uma excelente ferramenta para te auxiliar a estar mais equilibrado internamente, mesmo com todo esse desequilíbrio externo! As atividade físicas também são indispensáveis, pois elas liberam uma série de substâncias, como a endorfina, que são extremamente prazerosas e todo esse cuidado te ajudará a manter seu corpo livre de doenças.
Se você, for religioso, também é muito importante nesse momento, buscar e fortalecer os seus laços de fé. Separe algum momento do dia para fazer suas orações e leituras edificantes. Você se sentirá mais fortalecido.
E por último, mas não menos importante: Viva um dia de cada vez! Para a Psicologia chamamos isso de estado de Presença! É a nossa capacidade de focarmos no aqui e agora. É muito importante estarmos presentes, para nos desconectarmos do modelo mental, do pensar e pensar. Escutar a mente agora é o mesmo que escutar os nossos medos, e você é muito mais do que os seus medos. O medo é uma parte sua, ele não representa você por inteiro. O medo precisa ser escutado e acolhido, também em um momento reservado para ele. O que não podemos é deixar que ele fale por nós o tempo todo.
Procure estar com você em tudo o que se propor, ao almoçar por exemplo, preste atenção na sua alimentação, coma devagar. Procure repetir essa ação para todas as atividades do dia a dia, viver no presente e conectado é o melhor antídoto para qualquer processo ansioso. Não faça uma coisa pensando na próxima, se mantenha focado!
Restringir ao excesso de informações sobre o coronavírus é também, nesse momento, ser uma boa medida. Escolha uma fonte confiável e vá se atualizando, mas faça um filtro. Siga as orientações básicas de higiene pessoal dadas pelo Ministério da Saúde e mantenha o isolamento social. Fique em Casa!
Cuide de você! Procure se tratar como um ente querido, fomos mais acostumados a cuidar dos outros do que de nós mesmos. Se alimente de coisas que te façam bem.