Você já sabe o que é o Outubro Rosa e o que ele representa?
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Ele foi criado no início da década de 1990 e é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização das mulheres sobre essa doença.
Segundo o Ministério da Saúde, o Outubro Rosa aumenta em cerca de 37% o número de mamografias realizadas no país, pois reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta significativamente as chances de cura. Geralmente, as suspeitas de câncer de mama podem ser identificadas no autoexame feito em casa pela própria mulher. Alguns toques simples durante o banho ou na frente do espelho podem identificar pequenos caroços. Mas lembre-se: é importante fazer isso com frequência e não só no Outubro Rosa, para que saiba identificar com facilidade uma anomalia nos seios. É bem simples e fácil, confira como fazer o autoexame:
Caso encontre algum caroço nos seus seios, procure o seu médico ginecologista e mantenha a calma! Nem todo nódulo mamário significa tumor maligno. Assim, fazer consultas ginecológicas periódicas é a melhor forma de prevenção contra o câncer de mama.
Saiba as principais causas!
Os principais fatores de risco são: ter pessoas na família com o histórico da doença, fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, falta de atividade física e a exposição à radiação ionizante com muita frequência.
Por isso é importante ter um estilo de vida saudável, fazer exercícios e manter uma alimentação diversificada e rica em vitaminas/minerais.