De repente começam a surgir manchas vermelhas com escamas secas e esbranquiçadas, sua pele fica ressecada e com coceira. Passou um tempo e esses sinais desapareceram. Mas após outro período reapareceram novamente. Estamos falando da psoríase, a doença de pele crônica e autoimune que causa inflamação generalizada nos vasos sanguíneos da derme.
Ela é considerada uma das doenças de pele mais comuns na população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mesmo assim as pessoas têm pouco conhecimento sobre essa doença. A falta de informação pode atrasar o diagnóstico assertivo e com isso o início de um tratamento eficaz.
É CONTAGIOSA?
A ciência ainda não descobriu a causa para a psoríase, mas uma questão está comprovada: a psoríase não é uma doença contagiosa. Já quanto à causa, pode estar relacionada a alguns fatores, tais como herança genética ou ao meio em que a pessoa vive, como o contexto social, emocional e físico.
TEM RISCOS?
Sim, a psoríase se não for tratada adequadamente pode desenvolver outras doenças, como a artrite psoriásica, que neste caso afetará diretamente as articulações. Pode também provocar doenças cardiovasculares como hipertensão e diabetes, obesidade, doenças oculares, como uveíte e conjuntivites, doenças psiquiátricas e outras doenças autoimunes.
TRATAMENTO É COM A PUSLUS
Você que acompanha o Blog da Pulsus sabe que doença autoimune pode ser tratada mantendo a sua qualidade de vida. Vamos te ajudar com o cuidado completo!
É de extrema importância seguir a prescrição dos especialistas, inclusive para que os ciclos de aparecimento e desaparecimento da doença não fiquem intensos. Há casos brandos, moderados e mais intensos, e atualmente já é possível viver com uma pele quase sem lesões, mas claro que cada caso é individual e deve ser avaliado pelo dermatologista.
A Pulsus possui tratamento com exposição à luz ultravioleta A ou B em cabines especializadas e seguras. Contamos com dermatologistas e reumatologistas especializados no cuidado da psoríase e artrite psoriásica.
QUERO SABER MAIS!
E se você quiser entender com mais detalhes sobre os cuidados, o tratamento e a importância da conscientização da psoríase, acesse o nosso Canal no YouTube. Temos um conteúdo especial sobre essa e outras doenças, além de dicas de nutrição, qualidade de vida e bem-estar. Clique aqui!