Você já se perguntou quando devemos começar a nos preocupar com a boa saúde dos nossos ossos? A resposta é já! O motivo é para prevenir contra a osteoporose, uma doença silenciosa, que não causa dor e que se manifesta, majoritariamente, quando a fratura acontece. Os locais mais comuns são fêmur, vértebras e punho.
RISCO DE QUEDAS
A osteoporose ocorre principalmente em mulheres após a menopausa por causa da queda na produção do estrógeno, em idosos, e em pacientes com doenças reumáticas autoimunes, com Artrite Reumatoide, Espondilite Anquilosante e Lúpus Eritematoso Sistêmico.
É uma doença que causa a diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. A maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento. Fatores de risco como histórico familiar da doença, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, imobilização e repouso prolongados; sedentarismo e doenças reumatológicas também podem ocasionar a doença.
A osteoporose costuma ser uma fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco. Isso significa que a doença já está em uma fase mais avançada.
DIAGNÓSTICO
Para diagnosticar a doença é necessário realizar o exame chamado Densitometria Óssea, que mede a densidade mineral do osso. A Pulsus disponibiliza esse exame para seus pacientes.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Prefira alimentos ricos em cálcio, mantenha uma rotina de exercícios físicos com exposição ao sol, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.
Há medidas não farmacológicas e tratamentos injetáveis, mas o melhor tratamento é o que o seu médico avaliar para o seu caso.
A Pulsus oferece gratuitamente aos nossos paciente, o Programa Cuidado Completo, uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas que ajudam na prevenção e enfrentamento da doença. Eles atendem na modalidade presencial e remota.
A osteoporose pode ser tratada com qualidade de vida! A Pulsus vai cuidar de você nessa jornada. Agende sua consulta, presencial ou on-line.