Manchas na pele? Pode ser síndrome da pele sensibilizada

Manchas na pele? Pode ser síndrome da pele sensibilizada

A pele é um dos pontos que merece muito a nossa atenção. Vale lembrar que estamos falando do maior órgão do corpo humano. E como todo mundo deseja ter uma pele bonita e saudável, o cuidado com ela precisa ir além da questão estética.

Nesse artigo, você vai conhecer sobre a Síndrome da Pele Sensibilizada, uma condição que afeta todos os tipos de pele.

Se a pele do seu rosto ficar vermelha, pinicando, descamada ou ardendo, você precisa de cuidados, pode ser que você tenha Síndrome da Pele Sensibilizada. Quando a pele está com a barreira protetora enfraquecida a sua capacidade de funcionar contra fatores externos é diminuída, o que pode induzir ou agravar a sensibilidade. A doença ocorre devido à resposta imune do corpo.

Outros sintomas da doença são coceiras, queimação, repuxamento e até mesmo feridas, em casos mais graves. A Síndrome da Pele Sensibilizada pode ocorrer também por tendência hereditária, procedimentos dermatológicos, rosáceas e dermatites, queimação causada pelo vento, frio ou calor. A doença pode afetar qualquer região da pele.

É POSSÍVEL TRATAR E PREVENIR

Hidratação é o segredo para manter a pele sensível saudável. No inverno a pele é uma das partes do corpo que mais sofre, pois temos a tendência em diminuir a ingestão de água. Um equívoco! Então fica a dica: redobre a atenção no inverno para a hidratação. Água é vida, principalmente para quem tem a pele sensível.

Use sabonetes neutros, diminua o consumo de álcool e pimentas e use protetor solar com filtro de proteção 30, no mínimo. No momento do banho, evite água quente, prefira a temperatura morna ou gelada. Essa dica ajuda na prevenção de manchas vermelhas e no ressecamento da pele.

Esfoliantes? Nem pensar! Eles podem agredir mais ainda a sua pele que já é sensível. Tome cuidado também quando for secar com a toalha as áreas afetadas. Peça orientação ao seu dermatologista sobre o hidratante ideal para o seu tipo de pele. Hidratante é uma ótima opção, eles nutrem, diminuem as irritações, além de restaurarem a barreira de proteção. Mas sempre converse com seu médico antes.

EXCLUSIVO PULSUS

A Pulsus oferece aos seus pacientes o Programa Cuidado Completo, em que os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento da doença. A equipe multidisciplinar é formada por nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, que atendem na modalidade presencial e remota.

Ficou alguma dúvida? Ou quer saber mais sobre a Síndrome da Pele Sensibilizada? Agende a sua consulta com um dos nossos dermatologistas, presencial ou on-line.