A infiltração na articulação é a injeção de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos diretamente no local afetado. O tratamento de infiltração articular é um grande aliado do reumatologista para amenizar a dor e as inflamação causada pela doença reumática.
Como você já sabe, as articulações são as junções entre dois ou mais ossos, popularmente conhecidas como “juntas”. Várias doenças podem afetar essa região, como a Artrose e a Artrite Reumatoide, que ocorre com frequência nas mãos e punhos causando dores, inchaço e rigidez nas articulações.
Além dessas duas doenças, o reumatologista indica a terapia de infiltração articular para o tratamento de Tendinites, Bursites e Entesites.
TIPOS DE INFILTRAÇÃO
Existem dois tipos de infiltrações. A infiltração pode ser intra-articular (quando é realizada dentro da articulação) ou periarticular (quando é realizada na bainha dos tendões, por exemplo).
COMO É FEITO
O tratamento de infiltração pode ser realizado em duas modalidades:
• às cegas ou
• guiado por ultrassom.
No tratamento de infiltração às cegas, como o próprio nome sugere, o profissional não utiliza aparelhos para encontrar o espaço que será aplicado o medicamento dentro da articulação.
Já o tratamento de infiltração guiado por ultrassom, permite o posicionamento correto da agulha dentro da articulação ou da estrutura a ser infiltrada, diretamente na região afetada.
A infiltração guiada por ultrassom é recomendada para ser feita em quadril e em articulações profundas onde o acesso é difícil e necessita do suporte de imagem. Esta modalidade oferece melhores resultados ao médico pois mostra o local exato da lesão.
A infiltração guiada por ultrassom traz um grande benefício ao procedimento. Além de permitir maior confiabilidade durante a execução do exame, proporciona também segurança para o profissional e para o paciente.
PARA QUE SERVE
• Controle das artropatias inflamatórias, como a artrite reumatoide, quando apesar do tratamento, algumas articulações ainda permanecem inflamadas.
• Tratamento da osteoartrite (artrose), visando melhorar a dor e inflamação, e em alguns casos, retardar a cirurgia de prótese.
• Tratamento de tendinites, bursites e entesites.
OS MEDICAMENTOS MAIS UTILIZADOS
Durante o tratamento de infiltração na articulação, são utilizados medicamentos anti-inflamatórios, antiproliferativas ou analgésicas. O médico vai avaliar e definir qual o medicamento será mais eficaz de acordo com o diagnóstico em cada caso.
• Corticosteroides: têm propriedades anti-inflamatórias e antiproliferativas, sendo a medicação mais utilizada para a realização de infiltração intra-articular e periarticular. Indicado no tratamento de artropatias inflamatórias, como artrite reumatoide, da osteoartrite (artrose) e de tendinites e bursites.
• Ácido hialurônico (viscossuplementação): utilizado apenas para infiltração intra-articular, funciona como lubrificante da articulação, além de ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Indicado no tratamento da osteoartrite (artrose).
A Pulsus realiza infiltração guiada por ultrassom para trazer resultados mais positivos para o nosso paciente.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso com um dos nossos reumatologistas. Ligue para (31) 2536-1800 ou mande um WhatsApp se preferir.
UM CUIDADO A MAIS PARA VOCÊ
Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, o Programa Cuidado Completo, que oferece consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.
Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças, de forma presencial ou remota.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de nutrição, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.