A alimentação interfere nas doenças autoimunes?

A maioria dos pacientes com doenças autoimunes não sabe da importância da alimentação para a melhora dos sintomas. Tudo o que comemos interfere diretamente no sistema imunológico. Por isso, pessoas com alteração nesse mecanismo de defesa devem ficar mais atentos na hora das escolhas.

Impactos da má alimentação

Nosso sistema imunológico é o principal responsável por nos defender de invasores. As pessoas que possuem alguma deficiência nesse sistema ficam mais desprotegidas de parasitas, vírus e bactérias. Dietas muito rigorosas e maus hábitos alimentares (alimentos processados, industrializados, ricos em açúcar e gordura) afetam as células de defesa, diminuindo ainda mais a imunidade.

A obesidade e o sobrepeso são condições que deixam o organismo em constante inflamação. Além disso, a grande ingestão de gordura e o excesso de peso causam um acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), prejudicando as funções desse órgão vital.

Alimentos que não podem faltar na dieta!

A conquista do cardápio perfeito não é impossível. Alimentos comuns e de baixo custo podem auxiliar na melhora do sistema imunológico, com pouco tempo de dedicação na produção de refeições produtivas o resultado pode ser grande.

O consumo do ovo é extremamente importante, pois ele é rico em vitamina D e cálcio, essenciais no fortalecimento dos ossos e das células de defesa do corpo. A deficiência da vitamina D está relacionada à baixa imunidade e predisposição a infecções.

As fibras presentes em verduras e vegetais e os iogurtes com lactobacilos vivos também ajudam nosso sistema de defesa. Eles promovem o equilíbrio da flora intestinal, fornecem muitas vitaminas e minerais, ajudando ainda na produção de hormônios e enzimas.

As frutas cítricas são riquíssimas em vitamina C, que é importante para a formação de colágeno na pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, além de atuar no combate às infecções. Se encontra essa substância em alta quantidade na acerola, limão, laranja, mamão, manga, morango e cenoura.

Veja passos simples para melhorar sua qualidade de vida

Lúpus e a alimentação

Um exemplo de doença autoimune na qual a alimentação afeta diretamente é o Lúpus (LES). Ela é uma condição na qual as células de defesa atacam os tecidos saudáveis do próprio corpo, por engano. Problemas hormonais, genéticos e o tabagismo são os fatores mais comuns que causam essa doença. Alguns sintomas são: manchas na pele, sensibilidade ao sol, queda de cabelo, aftas, fadiga, febre, dor e inchaço nas articulações. Em alguns casos também pode haver inflamação dos rins e coração.

Uma alimentação saudável auxilia na amenização dos sintomas. Manter o colesterol e a glicose dentro dos valores normais para evitar complicações cardiovasculares também é fundamental para o paciente com LES.

Como a clínica Pulsus pode ajudar com doenças autoimunes?

Nossos pacientes possuem um acompanhamento médico cuidadoso durante todo o tratamento. No caso das doenças autoimunes é instruído a respeito de quais alimentos consumir para auxiliar no tratamento. Nós buscamos adaptar a alimentação saudável na rotina do paciente, fazendo com que não seja uma obrigação e sim algo natural que só possui benefícios.

Se você sofre ou conhece alguém que possui alguma doença autoimune entre em contato conosco e marque uma consulta.