A importância da Vitamina D para o tratamento de doenças autoimunes

Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com várias doenças autoimunes, incluindo esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR). Essa vitamina tem papel importante no sistema imunológico, resultando em aumento da imunidade inata associado a uma regulação da imunidade adquirida. Isso significa aumento da resistência a infeções contaminações e diminui a incidência e gravidade de doenças autoimunes.

No mês de maio falamos sobre a importância da Vitamina D para prevenção de infecções, hoje vamos conversar um pouco sobre a importância na doença autoimune.

A vitamina D atua no sistema imunológico regulando a atividade da célula T auxiliar (Th1), aumento do número e função das células T reguladoras (Treg) e reduzindo a produção das citocinas inflamatórias. Dessa forma essa vitamina pode ser usada não só na prevenção de doenças autoimunes como também ser utilizados no seu tratamento.

Quais as causas de baixa vitamina D no organismo?

As principais causas de baixa dessa vitamina são: redução do consumo de alimentos fonte, pouca exposição ao sol e uso de medicamentos que atrapalham a absorção.

Como aumentar o consumo de vitamina D?

É importante aumentar o consumo de alimentos como carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, queijos e cogumelos. Além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele, sendo importante tomar banho de sol diariamente sem uso de protetor solar durante cerca de 15 minutos.

Sugestões de refeições da nutricionista da Pulsus Isabel Matos, para você incluir no seu dia a dia:

·         Iogurte natural com granola

·         Omelete de espinafre e cogumelo

·         Vitamina de banana com aveia

·         Peixe assado com legumes

·         Panqueca integral

Gosta de doce? Se liga nessa receita!

Ingredientes:

·         2 mangas grandes em pedaços congelada

·         250g de iogurte natural

·         1 limão

·         1 punhado de hortelã

Preparo

Bata os pedaços de manga no processador de alimentos (ou no liquidificador) como suco do limão, as folhas de hortelã e o iogurte.

Deixe a mistura no freezer até meia hora antes de servir.

Aproveite!