A relação entre mente e doença autoimune

O ditado popular “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido para quem deseja manter uma vida saudável. Cuidar da saúde física geralmente é mais comum e rotineiro, porém o cuidado com a saúde emocional é essencial para que esse cuidado fique completo.

Quando não damos a devida importância para nossas emoções podem surgir várias doenças. As doenças autoimunes podem estar relacionadas à mente, por isso é importante dar a atenção que a saúde mental necessita.

A ansiedade é umas das primeiras manifestações psicológicas que as doenças autoimunes provocam, se trata de uma alteração psíquica em que o paciente se sente ameaçado por algo que pode ser real ou imaginário.

O que é doença autoimune

A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa do corpo, que foi criado para protegê-lo, começa a atacá-lo. Alguns exemplos de doença autoimune são: Artrite Reumatoide, Diabetes Tipo 1, Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Fibromialgia.

A descoberta de uma doença autoimune

Quando as emoções não são colocadas em ordem, gera um desequilíbrio emocional que pode causar doenças. A mente sempre encontra uma forma de sinalizar ao corpo uma forma de pedir socorro. Um exemplo disso são os barulhos internos que sentimos em nossa mente e que podem resultar nas doenças autoimunes.

A descoberta da doença autoimune desperta diversos temores no paciente, e as tarefas cotidianas se tornam um desafio. Uma nova realidade surge e a rotina muda repentinamente: dores, limitações físicas, uso contínuo de medicamentos e vivência em hospitais e consultórios médicos passam a ser frequentes.

É preciso aprender a lidar com essa nova realidade, com as emoções e desafios causados pela doença.

Qualidade de vida e autoconhecimento

Passar por esse processo de descoberta e reflexão interior é fundamental para o tratamento da doença autoimune. A busca pelo autoconhecimento está relacionada a autoaceitação, a uma nova etapa que se abre e que certamente contribuirá para a compreensão da nova realidade.

Ao olhar para dentro de si é preciso ter autocuidado, saber se ouvir, saber das limitações emocionais e corporais, não se atropelar e ter cuidado com a saúde física, emocional e espiritual também. A harmonia entre esses elementos é a escolha ideal para você se fortalecer por dentro e, consequentemente, aumentar sua imunidade.

Reveja seu estilo de vida, as coisas que te fazem bem, os hábitos que te trazem bem-estar e respeite os limites do seu emocional e do seu corpo. Conhecer bem as suas emoções é o caminho para viver melhor!

Tratamento psicológico

O acolhimento emocional é muito importante nesse momento e pode ser realizado através da psicoterapia. A escuta terapêutica vai fornecer ao paciente recursos para que ele fortaleça suas emoções e consiga encontrar soluções para seus anseios.

O cuidado com a saúde mental é determinante no tratamento das doenças autoimunes em qualquer fase da vida.  Desenvolver habilidades de enfrentamento é uma das melhores opções para lidar com o problema, além de evitar que a ansiedade seja um gatilho para as doenças autoimunes.

O diagnóstico de uma doença autoimune não pode ser recebido como uma sentença de morte. É importante que o paciente conheça as possibilidades de tratamento existentes, que podem garantir saúde emocional para enfrentar a doença e as nova realidade.

Cuidado Completo

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus

Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!