Todo mundo já deve ter passado por aquela coceira incômoda que parecia interminável, acompanhada de uma sensação de dor e queimação na pele. E o que pensamos que pode ser uma simples irritação, na verdade, pode ser algo bem mais complexo, e é o que chamamos de urticária.
A urticária é uma erupção cutânea que surge na pele causando manchas ou inchaços cercados por uma área vermelha, muda de forma, e aparece e desaparece conforme a evolução da doença.
TIPOS
A urticária do tipo crônica ocorre quando os sinais e sintomas duram mais de seis semanas. Este tipo é comum em pacientes que são portadores de doenças reumáticas como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e a Síndrome de Sjögren.
O outro tipo de urticária é a aguda, que tem duração inferior a seis semanas. Este tipo é mais difícil de identificar e tratar, pois é sensível a vários elementos comuns.
Há ainda a urticária classificada pela causa, como é o caso da urticária induzida. Neste caso, o paciente sofre pelos fatores externos causados por drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos como o calor, frio, sol, água ou pressão.
Ainda na classificação de causas, existe a urticária espontânea, que ocorre quando não há uma causa identificada. Este tipo também é chamado de urticária idiopática.
TRATAMENTO
Saber a causa da doença é crucial para planejar um tratamento eficaz. Converse com o seu médico, ele fará um estudo detalhado de cada caso de acordo com os seus sinais e sintomas.
A melhor forma de evitar essa doença é você conhecer o que provoca essa alergia e se afastar, quando possível, do meio em que está o agente causador. E algo importante que deve ser sempre lembrado: A automedicação pode prejudicar, e muito, o tratamento e o controle da doença.
Caso você perceba os sintomas, é fundamental procurar um dermatologista para controlar a doença. Na Pulsus você conta com especialista para tratar dessa doença.