De repente, o seu organismo começa a atacar os tecidos e órgãos saudáveis do corpo em vez de combater apenas as bactérias e vírus invasores, mas o que está acontecendo? É a chamada autoimunidade, quando o sistema imunológico, criado para proteger o corpo, começa a atacá-lo. Descubra nesse texto se existe cura para um corpo que se ataca, quais os sintomas prevalentes e as causas para a doença autoimune.
O que são doenças autoimunes?
A doença autoimune é uma condição em que o organismo produz anticorpos que reagem contra estruturas do próprio corpo. Quando isso ocorre, seu corpo desenvolve uma reação alérgica ou inflamação, causando a autoimunidade, que pode se manifestar por meio de diversas doenças, como Artrite Reumatoide, Lúpus, Esclerose Múltipla, Psoríase, Vitiligo, Doença de Crohn, Síndrome de Guillain-Barré e muitas outras.
LEIA: Quais as doenças autoimunes mais comuns
Os sintomas da doença autoimune variam, mas geralmente incluem fadiga, dores articulares, inflamação e inchaço. Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças autoimunes e o tratamento varia de acordo com tipo e com o quadro apresentado pelo paciente. Essas doenças podem atingir articulações, pele, pulmões, rins, sistema nervoso, entre outros órgãos.
Doença autoimune tem cura?
Não existe cura para a doença autoimune, mas existem tratamentos que proporcionam qualidade de vida, alívio e redução dos sintomas. Ainda que a cura não esteja disponível, é possível realizar tratamentos eficazes e menos invasivos, principalmente com uma abordagem multidisciplinar.
Enquanto a pesquisa médica caminha para uma cura definitiva para a autoimunidade, já existem terapias modernas e seguras para a doença autoimune, como a terapia infusional, por exemplo. A escolha da terapia por infusão dependerá do tipo específico de doença autoimune, da gravidade dos sintomas e da resposta individual do paciente aos medicamentos.
Tratamento para doença autoimune
Na grande maioria das doenças o tratamento é feito com imunossupressores (corticoides) que vão ajudar a inibir a ação do sistema imunológico, equilibrando o que o corpo está vendo como uma ameaça.
O tratamento também poderá ser feito com medicamentos imunobiológicos, que atuam na região exata onde o corpo está sendo atacado. Porém, não são todos os portadores de doença autoimune que vão se tratar com essa medicação, a prescrição dependerá da doença e do grau de intensidade.
A abordagem multidisciplinar faz toda a diferença no tratamento, aliando apoio psicológico, nutricional e fisioterápico. Dieta saudável, exercícios regulares, gestão do estresse e sono adequado podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida para quem vive com doenças autoimunes.
Doença autoimune pode ser tratada com qualidade de vida. A Pulsus vai cuidar de você nessa jornada. Conheça a doença, pesquise e converse com o seu médico para entender os seus gatilhos.
LEITURA COMPLEMENTAR: Conheça a tríade do tratamento autoimune
Principais causas das doenças autoimunes
As causas das doenças autoimunes podem estar relacionadas a predisposição genética, fatores ambientais, estilo de vida, hormônios e infecções prévias. Acredita-se que uma combinação entre esses fatores pode desempenhar um papel decisivo para a causa dessas doenças.
SAIBA MAIS: Conheça as doenças autoimunes e seus especialistas
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!