Como a fisioterapia contribui no tratamento da dor

Atualmente é muito comum encontrar alguém que sofre com dores crônicas. O tratamento dificilmente será restrito a uma única especialidade médica, por isso a abordagem multidisciplinar é a garantia de maior eficácia. É aí que a fisioterapia entra para completar o tratamento.

Muitas pessoas não sabem que podem contar com a fisioterapia tanto para o tratamento da dor quanto para a prevenção de doenças.

A fisioterapia trata desde a problemas ortopédicos a má postura corporal. E quanto à prevenção, ajuda no tratamento da insônia, na melhora da postura, em doenças respiratórias, na recuperação esportiva, em acompanhamento da gestação, na incontinência urinária e na qualidade de vida na terceira idade.

Nesse artigo, vamos abordar a contribuição do tratamento fisioterapêutico, que pode agir como coadjuvante da terapia medicamentosa ou até mesmo como tratamento principal.

Afinal, o que é a dor?

A dor não se trata de uma doença, mas de um sintoma, um sinal de alerta que o corpo emite. A Associação Internacional dos Estudos da Dor a define como uma “experiência física e emocional desagradável”.

Geralmente a dor está associada a alguma lesão física, mas deve-se considerar também a questão psicológica. A dor atua como mecanismo de defesa, indicando ao profissional de saúde o local do corpo onde há algo errado.

É preciso entender que a dor é subjetiva, varia conforme a saúde e o organismo de cada pessoa, as experiências de vida.

O que toda dor tem em comum é que é algo desagradável, e merece tratamento para não se tornar crônica. Afinal, qualidade de vida é essencial, mas com dor não é possível ser feliz.

Causas

A dor pode ocorrer por uma variedade de causas, após doenças ou traumas, cirurgias, inflamações, infecções, tumores, queimaduras, entre outras. As mais severas costumam ser as que envolvem o sistema nervoso, a exemplo das neuropatias.

Fisioterapia em ação

Procurar um fisioterapeuta na hora certa pode ser decisivo para a recuperação ou para obter mais qualidade de vida. O tratamento fisioterapêutico é um poderoso aliado no combate ao desconforto e às limitações causadas pela dor.

A fisioterapia é uma alternativa ao uso crônico de analgésicos e anti-inflamatórios, que provocam diversos efeitos colaterais, combatem apenas a causa momentânea e não agem a longo prazo. Diferente do tratamento fisioterapêutico que é bastante versátil, eficaz e seguro.

Como citamos anteriormente, a fisioterapia atua também na prevenção de doenças e na manutenção da qualidade de vida, por isso é tão versátil.

Existem várias situações em que o fisioterapeuta pode ser fundamental, algumas sem precisar sequer do encaminhamento médico. Confira abaixo quais são:

• Melhorar a amplitude dos movimentos
  • Reduzir quadros inflamatórios
  • Prevenir e tratar as deformidades articulares
  • Manter ou elevar a força muscular
  • Garantir a realização de atividades diárias de maneira independente

Prevenir é o melhor cuidado com você mesmo. Se você sente que seu corpo está dando sinais de que algo não está bem, procure um profissional especializado para investigar, não espere piorar.

Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 9974–2086. Envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

O cuidado que você merece

PROGRAMA CUIDADO COMPLETO — Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças. As orientações são presenciais ou remotas.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.