Conheça as 5 principais doenças reumáticas.

É possível aliar bem-estar e qualidade de vida para quem sofre com doenças reumáticas. Mas isso apenas se você tiver o acompanhamento médico adequado e o tratamento apropriado para a doença diagnosticada.

As doenças reumáticas provocam muitas dores nos pacientes, sintoma em comum entre todas. Elas podem causar distúrbios nos ossos, nas articulações, nas cartilagens, nos músculos, nos tendões e nos ligamentos, e algumas delas podem comprometer rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

As 5 doenças que vamos apresentar a seguir são consideradas as doenças reumáticas que mais afetam a população. Popularmente, esse grupo de doenças é conhecido como ‘reumatismo’.

Vamos conhecer mais sobre cada uma delas!

AS DOENÇAS

A Osteoporose provoca o desequilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea que resulta em perda de massa mineral óssea. É ocasionada por pequenas quedas e está ocasionado ao envelhecimento. É importante manter uma dieta rica em cálcio, evitar o tabagismo e o consumo de álcool. O uso excessivo de medicamento com corticoides pode piorar esse quadro.

Já a Artrite reumatoide causa a inflamação autoimune nas articulações, afeta pulmões, vasos, nervos periféricos e olhos. Leva à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades cotidianas. Os sintomas aparecem de forma abrupta, por exemplo, com os dedos em forma de ‘pescoço de cisne’, botoeira, desvio ulnar e joanete.

A Espondiloartrite é um grupo de doenças causadas por fatores genéticos, composta pela espondilite, sacroiliíte, entesite, artrite, dactilite. Em comum, elas impactam a êntese (local onde os tendões e ligamentos se ligam ao osso), estão relacionadas a fatores genéticos e afetam as articulações sacroilíacas. A Espondilite é uma doença desse grupo que começa com uma dor nas costas, que piora em repouso e no período da noite. Essa dor alivia quando o paciente se movimenta.

A Fibromialgia é uma síndrome que afeta a musculatura do corpo todo, causando fadiga, alterações de memória e intestinais, ansiedade e depressão. São dores que irradiam por todo o corpo, principalmente na musculatura do paciente, sendo mais comum em mulheres jovens ou de meia-idade.

E para finalizar a nossa lista das 5 doenças reumáticas que mais afetam a população, listamos o Lúpus. Há 2 tipos principais: o Lúpus cutâneo em que o paciente apresenta manchas avermelhadas e o Lúpus sistêmico, em que um ou mais órgãos internos são comprometidos. O tratamento do lúpus depende do tipo de sintomas apresentados e deve ser feito de forma individualizada.

SOLUÇÃO E CUIDADO

Viver com dor não dá! Mas acima de tudo é preciso viver bem e com saúde, na PULSUS o cuidado com o paciente reumatológico vai muito além do tratamento medicamentoso, cuidamos da saúde em toda a sua dimensão através do envolvimento de equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta que trabalham de maneira integrada buscando proporcionar saúde e bem-estar aos pacientes.

A medicação é muito necessária, mas viver bem também. É preciso trabalhar em conjunto para aumentar o bem-estar durante o tratamento, seja qual for a doença reumática que você tenha.

Pulsus, o nosso cuidado é completo.