Conheça as principais doenças neurológicas autoimunes

Conheça as principais doenças neurológicas autoimunes

De repente o sistema imunológico começa a funcionar de maneira inadequada, produzindo células, anticorpos e outras moléculas contra o nosso próprio organismo. Sinal de alerta para doença autoimune!

 

O que é uma doença autoimune?

A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa do corpo, que foi criado para protegê-lo, começa a atacá-lo. Então, em vez de atacar apenas as bactérias e os vírus ‘invasores’ do organismo, atacam os tecidos saudáveis dos órgãos, por exemplo, o sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos.

Neste exemplo, temos as doenças neurológicas autoimunes, que embora sejam doenças raras, têm um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, uma vez que podem resultar em sintomas variados e, em alguns casos, em complicações graves.

Veja a seguir as principais doenças neurológicas autoimunes

  • ESCLEROSE MÚLTIPLA: altera a transmissão das mensagens do cérebro para o corpo, atinge em sua maioria jovens entre 20 e 40 anos, predominante em mulheres.
  • NEUROMIELITE ÓPTICA: inflamação do nervo óptico que ocasiona dor ao redor ou atrás do olho, com danos à visão, em casos graves pode levar à cegueira.
  • SÍNDROME ANTI-MOG: inflamação nos nervos ópticos causada pela desregulação do sistema imunológico, que produz um anticorpo chamado anti-MOG, inflamando a medula espinhal e/ou no cérebro.
  • ENCEFALOMIELITE DISSEMINADA AGUDA (ADEM): inflamação rara que afeta o sistema nervoso central, alterando os movimentos do corpo e podendo causar paralisia.
  • POLIRRADICULONEUROPATIA DESMIELINIZANTE INFLAMATÓRIA CRÔNICA (PIDC): inflamação de vários nervos que provoca a perda da Mielina, substância que envolve o neurônio, causa fraqueza muscular e alterações da sensibilidade, além de dormências e formigamento.
  • SÍNDROME DE GUILLAIN- BARRÈ: inflamação dos nervos próximos à medula espinhal, acontece geralmente por conta de uma infecção, como a causada pelo Zika vírus, causa fraqueza, perda de sensibilidade e até paralisia muscular.
  • POLIMIOSITE: inflamação incomum que causa fraqueza muscular e afeta ambos os lados do corpo. Esta condição pode dificultar subir escadas, levantar-se de uma posição, mexer em objetos como pendurar uma roupa.
  • DERMATOMIOSITE: inflamação de causa desconhecida que provoca fraqueza muscular e que causa manifestações cutâneas características como manchas vermelhas.

Qual a causa da doença autoimune

Especialistas acreditam que hábitos modernos estejam prejudicando a nossa saúde e aumentando o número de doenças autoimunes. Ainda não é possível indicar uma causa específica para a doença autoimune, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvê-la, por exemplo: genéticos; ambientais (luz do sol, radiação, alguns medicamentos), e estresse.

 

Conhecer para entender e tratar

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para controlar as doenças neurológicas autoimunes. As abordagens terapêuticas variam e podem incluir medicamentos imunossupressores, terapias de reabilitação e, em alguns casos, intervenções específicas para controlar os sintomas.

 

Tratamento da doença neurológica autoimune

O tratamento medicamentoso das doenças neurológicas pode ser combinado com atividades físicas, alimentação equilibrada e suporte psicológico, e em alguns casos cirurgias. A abordagem multidisciplinar com profissionais cuidando da saúde do paciente em toda a sua dimensão é fundamental.

O neurologista é o especialista habilitado para reconhecer os sintomas neurológicos específicos associados a doenças autoimunes, como Esclerose Múltipla, Polimiosite, Síndrome De Guillain- Barrè, Neuromielite Óptica, entre outras.

O médico poderá solicitar exames detalhados, como ressonância magnética e laboratoriais, para confirmar o diagnóstico. Além disso, pode prescrever medicamentos imunossupressores para modular a resposta imunológica e minimizar danos ao sistema nervoso.

 

Cuidado Completo

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!