Coronavírus: Informações aos pacientes com doença reumática e doença autoimune

O que você precisa saber sobre o Coronavírus (COVID-19):

Há maior gravidade em pacientes idosos e com doenças crônicas, especialmente cardiovasculares, metabólicas (diabetes mellitus) e pulmonares.

Pacientes com diagnostico de doenças autoimunes ou inflamatórias crônicas e/ou aqueles com uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos, podem apresentar, potencialmente, predisposição para formas mais graves da infecção pelo COVID-19.

Porém, até o presente momento, por razões ainda desconhecidas, os pacientes com doenças reumáticas não foram relatados como grupo de risco, nem mesmo aqueles em uso de imunobiológicos ou imunossupressores. É necessário aguardarmos uma melhor análise dos casos para uma orientação mais adequada.

É possível que os sintomas do COVID19 possam ser diferentes no paciente imunossuprimido, mas normalmente são: febre (o paciente imunossuprimido pode não apresentar), cansaço, tosse seca e falta de ar.

Em caso de sintomas gripais, sempre comunique ao seu médico. Evite ir a hospitais e serviços de pronto-atendimento se você estiver com sintomas leves. Caso apresente febre alta persistente, falta de ar ou outro sintoma de maior gravidade, é recomendado procurar atendimento médico!

Não há recomendação para realização do teste em todos os casos suspeitos. Atualmente o teste confirmatório é realizado em pacientes que evoluem de forma grave.

Em relação ao meu tratamento, recomenda-se:

Para pacientes sem sintomas de gripe, a recomendação atual é manter a dose e intervalo do seu tratamento e seguir sempre as orientações do seu médico.

Em caso de sinais de infecção (sintomas gripais como tosse, febre e falta de ar) e/ou comprovação do COVID19, recomenda-se a suspensão dos medicamentos imunossupressores e imunobiológicos. Atenção especial aos corticoides, que devem ser retirados de maneira gradativa.

Mas, lembre-se, antes de qualquer atitude de manter ou suspender o tratamento, entre em contato com seu médico!

As principais medidas de prevenção contra o Coronavírus são:

Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70% várias vezes ao dia;

Evitar aglomerações e ambientes fechados;

Evitar contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços;

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

Manter os ambientes bem ventilados;

Não compartilhar objetos pessoais.

Garanta, se possível, suprimentos como remédios, alimentos e itens de primeira necessidade para não precisar sair de casa com tanta frequência

Para os pacientes com doenças autoimunes é recomendável utilizar a máscara caso esteja com sintomas e precise sair em público. Lembrando que a máscara sozinha não oferece proteção.

No momento não há evidência científica sobre a influência da infecção pelo COVID19 na evolução das doenças autoimunes.

Pacientes com doenças autoimunes, doenças crônicas e idosos devem tomar a vacina da gripe assim que a campanha for iniciada.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia | Março-2020