DENGUE: Prevenção e combate

DENGUE: Prevenção e combate

A prevenção da dengue começa por você, em sua casa, e cada pessoa desempenha um papel fundamental no combate à doença. Considerada uma preocupação mundial, essa arbovirose (doença causada por vírus transmitido principalmente por mosquitos) afeta milhões de pessoas a cada ano, e em casos mais graves pode ser fatal.

O combate ao mosquito é fundamental para evitar a proliferação da doença, principalmente no calor, estação na qual o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade.

Preparamos neste texto dicas simples que auxiliam no combate à dengue, ações que você pode fazer em casa para eliminar possíveis focos de reprodução e criadouros naturais do mosquito. Mas antes, entenda o que é a dengue, os sintomas e o tratamento.

 

O que é a dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os principais sintomas são: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores articulares.

 

Dengue tem cura? E qual o tratamento?
A dengue tem cura, mas não tem um tratamento específico para a doença. O tratamento é realizado conforme os sintomas de cada pessoa, focando na hidratação e no controle da febre e das dores.

 

Quais são os sintomas da dengue?
Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta
  • Dores musculares intensas
  • Dor nos olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Como prevenir?
Eliminar os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano. A prevenção e combate à dengue envolvem medidas tanto a nível individual quanto coletivo.

Você pode tomar algumas medidas para reforçar o cuidado pessoal e familiar, e com isso também o cuidado com toda a sua comunidade.

 

Siga esses cuidados:

  • Não deixe água parada em garrafas, pneus e vasos de planta.
  • Cuidado com os criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
  • Higienize regularmente os recipientes de água e ração dos seus animais.
  • Se possível, use camisas de manga comprida, calça e repelente.
  • Mantenha lixeiras e caixas d’água bem fechadas.
  • Limpe regularmente a calha do telhado, lajes e piscina.
  • Faça a limpeza da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Viu como é fácil se prevenir para auxiliar no controle da dengue? Em geral, a regra é clara: elimine qualquer recipiente com água parada para que não se transforme em um criadouro do mosquito.

Estas dicas protegem não só da dengue, mas também de outras doenças como Chikungunya, Febre Amarela ou Zika vírus, que também são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti.

 

Autocuidado
Os repelentes são uma opção para o seu cuidado pessoal, ajudam a evitar a picada do mosquito. Mas antes de usar, verifique se o produto é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e se for aplicar em crianças, confirme se é de uso pediátrico também.

O controle da dengue exige um esforço conjunto de todos, cada um fazendo a sua parte faz toda a diferença. Quando você adota práticas de prevenção e promove a conscientização, você cria uma comunidade mais segura e protege a saúde de todos.

Em caso de suspeita de dengue, é fundamental procurar assistência médica para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

 

Vacina contra a dengue
Existem dois tipos de vacinas disponíveis atualmente no Brasil, a Dengvaxia (laboratório francês Sanofi) e a QDenga (laboratório japonês Takeda).

A Dengvaxia é indicada para pessoas entre 6 e 45 anos que já foram infectadas pelo vírus da dengue. São três doses, com intervalo de seis meses. Já a QDenga é indicada para quem já teve e para quem não teve a doença, na faixa etária entre 4 e 60 anos. São duas doses com intervalo de três meses.

SAIBA MAIS: Quem tem doença autoimune pode tomar a vacina contra a dengue?

A vacina tem algumas contraindicações, portanto é necessário realizar uma avaliação médica para verificar se você pode tomar ou não o imunizante.

 

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!