Dezembro laranja: prevenção do câncer de pele

Dezembro laranja: prevenção do câncer de pele

Com a chegada do verão, o Brasil se mobiliza para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a pele através da campanha “Dezembro Laranja”. O objetivo é alertar a população para os riscos da exposição excessiva ao sol e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele, sendo o de maior incidência no Brasil.

A pele que recobre todo o corpo por duas camadas (derme e epiderme) é a região que mais surge o câncer, representando 30% da doença que afeta a população. A doença é dividida entre melanoma, que é o mais grave, e o não-melanoma, que são os mais comuns, tem menor risco de complicação e maior chance de cura.

 

Sinais e sintomas
Os sintomas iniciais dependem do tipo de câncer de pele, tanto o melanoma quanto o não-melanoma podem surgir em pintas pré-existentes na pele, assim como em áreas novas do corpo.

Uma boa forma para identificar pintas que podem evoluir para um câncer é o método ABCDE:

  • Assimetria: um lado diferente do outro
  • Borda irregular: se o contorno parece contínuo ou é uma linha tortuosa
  • Cor: mais de duas cores, como marrom claro e escuro
  • Diâmetro: mais do que 5 milímetros
  • Evolução: se está mudando de cor, forma, tamanho

É importante que os pacientes se atentem aos sinais citados acima, mas o diagnóstico é feito através de uma avaliação realizada pelo médico dermatologista.

 

Cuidados que você precisa ter
O câncer de pele é provocado principalmente pela exposição aos raios ultravioleta, presentes na luz solar.

  • Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados.
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
  • Use roupas que protejam a pele, como chapéus e camisas de manga longa.
  • Fique de olho em sinais e pintas. Qualquer alteração, consulte um dermatologista.

Outra recomendação importante de uso é aplicar o protetor solar de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, garantindo absorção pela pele, reaplicando a cada duas horas ou mais frequentemente, especialmente após nadar, transpirar ou secar a pele com toalha.

 

A campanha Dezembro Laranja
A incidência de casos no país é muito grande, em média de 185 mil por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). O mês de dezembro foi escolhido para a campanha por demarcar o início do verão, época em que praias e clubes ficam cheios e as pessoas mais expostas ao sol.

 

Prevenção é sempre o melhor caminho
Apesar da alta incidência, quando o câncer de pele é descoberto na sua fase inicial, as taxas de cura são altíssimas, o que torna mais relevante a campanha Dezembro Laranja, que incentiva a detecção precoce do tumor.

Toda lesão de pele que não se cicatriza, que coça muito, tem ardência deve ser investigada. Se você identificou algum dos sintomas mencionados no texto, procure um dermatologista. No nosso site, você encontra vários especialistas, agende agora!

 

Tratamento
Se a doença for diagnosticada precocemente, pode ser necessário o tratamento cirúrgico, que indica altas chances de cura. Mas se a doença estiver em um estágio avançado será necessária a intervenção como a imunoterapia, em que as próprias células do corpo combatem o câncer.

A proteção é um gesto de autocuidado e responsabilidade com a própria saúde. E você, como tem cuidado da sua pele?

 

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!