Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de reumatismo. Por isso, no dia 30 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, a fim de informar a população sobre o que é a doença, como identificar os sinais e sintomas, quando procurar um médico e como seguir com o tratamento. Confira agora algumas informações importantes sobre o reumatismo!

O reumatismo é um termo genérico que engloba um conjunto de quase 100 doenças diferentes e que têm em comum o comprometimento das estruturas associadas à locomoção, como: as articulações, ossos, tendões e músculos, embora também seja possível haver comprometimento de outros órgãos, como os rins, o coração, os pulmões, os olhos, o intestino ou a pele.

Se engana quem acha que o reumatismo acomete apenas os idosos, pois na verdade cerca de 25% das doenças reumáticas ocorrem em pessoas com menos de 16 anos de idade. Caso ele não seja diagnosticado e tratado corretamente pode levar à prejuízo na qualidade de vida dos pacientes. Então, fique atento a alguns sinais e sintomas do aparecimento de doenças reumáticas, como por exemplo:

• Dores nas articulações, principalmente se duram mais do que seis semanas.
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
  • Dores ao elevar os ombros até o pescoço.

Caso reconheça algum desses sintomas, procure um médico Reumatologista.

É importante salientar que todo tratamento deve ser individualizado, mas de uma maneira geral, medidas para prevenção envolvem melhorias no estilo de vida, incluindo prática de atividades físicas e controle de peso. Hábitos simples, como ter uma vida ativa, banho de sol diário, boa ingesta de líquidos, alimentação saudável com verduras, frutas e legumes, são fundamentais.