Doar sangue é seguro: entenda o por quê

Com um gesto solidário e rápido é possível salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de transfusão de sangue. Estamos falando da doação de sangue. A doação de apenas uma pessoa pode salvar até quatro vidas! Por isso, doar sangue é tão importante e independe do parentesco entre o doador e quem receberá a doação.

QUEM PODE DOAR

Se você tem entre 16 e 69 anos de idade, pesa pelo menos 50 kg, pode doar sangue! Procure o hemocentro mais perto de você.

É preciso atentar-se às orientações antes da doação, tais como:

alimentar-se bem; evitar alimentos muito gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue; caso tenha almoçado é recomendável aguardar pelo menos duas horas até a retirada do sangue; e para finalizar, tenha ao menos seis horas de sono antes da doação.

Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses).

A restrição para doação de sangue se aplica apenas às pessoas que tiveram hepatites (B) e (C), HIV, doenças relacionadas aos vírus HTLV (I) e (II), doença de Chagas ou malária não podem ser doadores.

ALERTA

Caso tenha febre, gripes, resfriados, diarreia, evite realizar a doação de sangue neste momento. Antes do procedimento você passará por uma entrevista sigilosa com um profissional da saúde informando seu estado de saúde e medicamentos, caso faça uso contínuo.

É SEGURO

Não precisa se preocupar! Doar sangue é muito seguro para você e mais ainda para quem recebe. A quantidade doada é calculada de acordo com o seu peso e a sua altura, e no dia seguinte o seu organismo já repôs todo o volume retirado de volta. E você salvou uma vida!

Todos os materiais utilizados são descartáveis e não há nenhum risco de contaminação. Não “engrossa” e nem “afina” o sangue, é tudo mito isso que falam por aí.

Na dúvida, converse com seu médico. Confie sempre na ciência.

Doar sangue salva vidas!