Doença autoimune: o seu corpo contra você

Doença autoimune: o seu corpo contra você

A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa do corpo, que foi criado para protegê-lo, começa a atacar o próprio organismo. Ou seja, em vez de atacar apenas as bactérias e os vírus invasores, o sistema ataca também os órgãos saudáveis.

 

Como funciona o sistema imunológico?

O sistema de defesa, ou sistema imunológico, é formado por células, tecidos e órgãos com a função de proteger o nosso corpo de agentes externos, como vírus e bactérias, criando mecanismos de defesa para evitar que o nosso corpo adoeça.

Às vezes, o sistema imunológico consegue combater os invasores, outras vezes, não. Por exemplo, sabe aquela gripe que surge de repente? Então, é quando o sistema não conseguiu combater algum invasor e o corpo adoeceu. Muitas vezes pode ser a soma de fatores como dias sem descanso e alimentação incorreta.

Mas situações como essa são normais, o problema é quando as células de defesa começam a se confundir e atacam partes saudáveis do corpo. O processo de autoataque vai deixando o local cada vez mais inflamado e os sintomas começam a aparecer. É aí que surge a doença autoimune.

 

Por que o corpo ataca o próprio corpo?

Ainda não é possível identificar a causa do problema de saúde, mas estudos indicam que a questão genética e fatores ambientais podem contribuir para o surgimento das doenças autoimunes.

 

Conheça algumas doenças autoimunes

As doenças autoimunes podem atingir diferentes partes do corpo, como articulações, pele e órgãos. Existem mais de 80 tipos diferentes, as mais conhecidas são:

  • Artrite Reumatoide: doença inflamatória que atinge as articulações.
  • Diabetes tipo 1: quando há destruição das células do pâncreas.
  • Doença de Crohn: que provoca inflamação crônica no intestino.
  • Doença Celíaca: é uma intolerância ao glúten (proteína do trigo, cevada e aveia) que causa inflamação intestinal.
  • Esclerose Múltipla: doença neurológica que causa lesões cerebrais e na medula.
  • Lúpus: uma doença inflamatória crônica que afeta diversos órgãos, tecidos e articulações.
  • Psoríase: doença inflamatória na pele que causa lesões cutâneas.
  • Tireoidite de Hashimoto: afeta a tireoide e produção de hormônios.

 

Diagnóstico

O diagnóstico de uma doença autoimune é feito por meio de um exame físico e de uma série de perguntas sobre histórico médico e familiar. O médico solicitará a realização de exames de imagem e laboratoriais, que variam conforme a hipótese da doença.

O processo pode ser demorado e às vezes requer uma abordagem multidisciplinar. Dependendo dos sintomas e dos resultados dos testes iniciais, o médico pode encaminhar o paciente para um reumatologista, que é um especialista em doenças autoimunes, ou para outros especialistas, como um dermatologista, gastroenterologista, endocrinologista, conforme for a suspeita da doença.

 

Sintomas dependem da doença

Os sintomas das doenças autoimunes variam conforme o tipo e se atinge apenas um órgão ou o organismo inteiro.  Além dos sinais apresentados, existem diversos outros que indicam a presença de uma doença autoimune.

No entanto, alguns sintomas são mais frequentes. Entre eles, estão:

  • Cansaço
  • Perda ou aumento de peso repentino
  • Mal-estar
  • Sensação de fraqueza
  • Dores nas articulações
  • Anemia
  • Diarreias e desconfortos abdominais
  • Manchas pelo corpo

É importante procurar ajuda médica se você perceber qualquer alteração ou presença de algum desses sintomas. O corpo envia sinas de que algo não está funcionando corretamente, mas algumas doenças autoimunes podem se manifestar silenciosamente. A consulta regular ao médico, mantendo os exames e avaliações em dia é fundamental para o diagnóstico precoce.

 

Existe cura para doença autoimune?

Muitas doenças autoimunes são crônicas, o que significa que não tem uma cura definitiva, mas podem ser cuidadas com tratamento adequado para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

 

Tratamento

O tratamento de doenças autoimunes envolve geralmente o uso de medicamentos que suprimem a resposta imunológica do corpo, como corticosteroides, imunossupressores ou terapias biológicas. Na Pulsus, temos uma equipe multidisciplinar e experiente no preparo e na administração das medicações para terapia assistida.

O objetivo principal do tratamento é controlar os sintomas, reduzir a inflamação e prevenir danos nos órgãos afetados, permitindo que os pacientes levem uma vida mais saudável e funcional.

 

Cuidado Completo

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!