Considerada uma Doença Inflamatória Intestinal (DII) bastante comum, a Doença de Crohn tem uma relação muito importante com a alimentação. A doença provoca inflamações em diferentes intensidades e locais ao longo do trato gastrointestinal, da boca ao ânus.
Nesse artigo vamos aprender sobre os cuidados que o paciente com Crohn precisa ter com a alimentação, o que pode comer e o que deve evitar. A nutricionista Isabel Matos, do Programa Cuidado Completo, preparou algumas orientações sobre esse tema.
A dieta alimentar para o paciente com Doença de Crohn deve ser uma prioridade. Os sintomas recorrentes incluem diarreia e dor abdominal que podem gerar diminuição na ingestão alimentar causada por anorexia, náuseas, vômitos, dietas restritas, além de redução da absorção dos nutrientes.
Os sintomas podem causar
E por que o paciente precisa ter atenção e prioridade em sua dieta? Porque a ingestão de alimentos errado pode agravar os sintomas e até mesmo desencadear uma crise.
Portanto, é necessário fazer acompanhamento com nutricionista para fornecer aporte adequado de nutrientes para recuperar e/ou manter o estado nutricional do organismo.
O tratamento nutricional deve ser realizado regularmente, pois pode ser necessário realizar algumas mudanças na dieta para evitar a má nutrição.
Alimentação adequada e o alívio dos sintomas
A alimentação equilibrada é fundamental para a saúde em geral, e na Doença de Crohn ela se torna ainda mais importante devido à grande diminuição dos nutrientes que a doença provoca no organismo.
O paciente com Doença de Crohn que mantém uma dieta saudável consegue resultados positivos no tratamento, como alívio dos sintomas, reduz as indicações cirúrgicas, diminui a atividade da doença e reduz as complicações pós-operatórias.
Fase aguda
É importante ter cautela com a alimentação, principalmente nos estágios agudos da doença e conforme a individualidade do paciente.
Aqui vão algumas dicas nutricionais:
Fase de remissão
Seguir uma alimentação balanceada e saudável faz com que as crises sejam controladas, permitindo aos pacientes uma melhor qualidade de vida e a conquista da tão sonhada remissão da doença.
É importante lembrar que a formação de gases é muito individual, mantendo a relação com a flora bacteriana intestinal. Cada caso deve ser avaliado, identificando os déficits nutricionais existentes, para que desta forma indique-se a terapia nutricional mais adequada.
Se você recebeu diagnóstico de Doença de Crohn, converse com seu médico e nutricionista para descobrir qual o melhor tratamento para o seu caso. A equipe da Pulsus pode ajudar você!
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus
Gostou desse artigo? Então envia lá no grupo do WhatsApp e compartilhe informação importante!
E aqui em nosso blog você encontra os mais diversos assuntos sobre saúde, prevenção, qualidade de vida e bem-estar. Navegue à vontade!
Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.