DOENÇAS AUTOIMUNES: Diagnóstico pode ser diferente para cada doença

DOENÇAS AUTOIMUNES: Diagnóstico pode ser diferente para cada doença

As doenças autoimunes podem afetar diversos órgãos e sistemas do corpo humano, resultando em uma ampla gama de sintomas que podem variar significativamente de uma pessoa para outra, mesmo quando se trata da mesma condição.

Essa variedade nos sintomas pode deixar o diagnóstico mais desafiador, além disso, muitas dessas doenças têm sintomas parecidos com outras condições médicas. A abordagem para o diagnóstico é altamente individualizada, considerando as peculiaridades de cada doença autoimune.

 

O que é doença autoimune
As doenças autoimunes representam um grupo complexo de condições em que o sistema imunológico, que normalmente deveria proteger o organismo contra invasores externos, ataca tecidos saudáveis por engano.

 

Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico das doenças autoimunes geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, com médicos reumatologistas, imunologistas e outros profissionais de saúde, que auxiliam na identificação dessas condições. São solicitados exames de sangue para detectar marcadores específicos, como anticorpos autoimunes, exames de imagem, biópsias e avaliações clínicas.

Cada doença autoimune tem suas próprias características distintas, o que significa que o processo de diagnóstico pode variar consideravelmente. Por exemplo, o Lúpus Eritematoso Sistêmico pode ser diagnosticado com base em critérios clínicos específicos, enquanto a Artrite Reumatoide pode exigir testes mais específicos para a presença de fatores reumatoides.

 

Complexo e individualizado
Cada caso deve ser avaliado individualmente, pois cada doença autoimune tem características próprias, assim como cada organismo reage de uma forma. A Síndrome de Sjögren, por exemplo, pode apresentar sintomas semelhantes aos da Artrite Reumatoide.

A manifestação de uma doença autoimune em uma pessoa pode ser diferente em outra, mesmo sendo a mesma doença. Vários fatores podem influenciar como uma doença autoimune se apresenta em diferentes indivíduos, incluindo: genética, idade e sexo, comorbidades, ambiente.

Alguns pacientes podem apresentar sintomas leves ou intermitentes, deixando o processo de diagnóstico mais complexo de chegar a uma conclusão. É necessária uma compreensão minuciosa do histórico clínico do paciente, avaliando diferentes aspectos da saúde para identificar a causa dos sintomas.

 

Quanto antes, melhor
O diagnóstico precoce das doenças autoimunes é fundamental para melhorar os resultados a longo prazo. Muitas dessas condições respondem bem ao tratamento se forem identificadas e tratadas precocemente.

Com uma abordagem multidisciplinar é possível suavizar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais bem-estar ao paciente.

Conhecer e saber identificar os sintomas é importante para que se busque uma avaliação médica mais breve possível.

 

Sintomas mais comuns
Os sintomas mais frequentes associados a doenças autoimunes são:

  • Fadiga
  • Dores nas articulações e musculares
  • Alterações na pele (vermelhidão, úlcera, descamação)
  • Inchaço
  • Inflamação
  • Distúrbios gastrointestinais (dor abdominal, diarreia, constipação e perda de peso)
  • Distúrbios neurológicos (dormência, formigamento, fraqueza muscular, convulsões ou problemas de memória)
  • Problemas endócrinos (hipotireoidismo em casos de tireoidite de Hashimoto ou hipertireoidismo em doenças de graves)
  • Problemas respiratórios (tosse persistente, falta de ar ou outros sintomas respiratórios podem estar presentes em condições como a sarcoidose)
  • Anemia

Esses sintomas não são exclusivos de doenças autoimunes, e sua presença não garante um diagnóstico. A avaliação médica especializada é fundamental para diagnosticar corretamente uma doença autoimune, pois muitas vezes envolve uma combinação de histórico clínico, exames laboratoriais específicos e, em alguns casos, exames de imagem ou biópsias.

 

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!