A fototerapia é uma técnica que utiliza raios ultravioleta na pele que precisa ser tratada, proporcionando ação anti-inflamatória, imunossupressora e efeito antiproliferativo. É indicada para tratar uma série de doenças de pele, permitindo uma evolução mais rápida e até diminuição da dose de medicamentos.
A técnica é um recurso importante para as doenças dermatológicas, podendo às vezes ser o único tratamento ou associado a outro. A fototerapia consegue interromper a superprodução de células da pele em locais específicos e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação.
Como é feito o tratamento
A área que precisa ser tratada é exposta às luzes especiais (UVA ou UVB) emitidas por um equipamento próprio para esse fim. A duração de cada sessão varia conforme a doença e a necessidade, sendo definida pelo dermatologista, mas, em geral, é curta, pode durar alguns segundos ou, no máximo, alguns minutos.
Todo o processo do tratamento deve ser supervisionado pelo especialista. A intensidade e o tipo das radiações também serão definidos pelo médico conforme avaliação do quadro clinico do paciente.
Tipo de radiação
A radiação UVA atinge a epiderme e a derme (as duas primeiras camadas da pele), enquanto os raios UVB alcançam somente a epiderme, a camada mais superficial.
Já a radiação PUVA é a associação dos raios UVA com o psoraleno, uma substância fotossensibilizante. Pode ser realizado em crianças a partir de 12 anos.
A fototerapia UVB-nb irradia um espectro mais restrito da luz e pode ser usado, inclusive, no tratamento de doenças em gestantes e crianças.
Quando a fototerapia é indicada
A psoríase é uma das principais indicações da fototerapia. Dependendo de como a psoríase se manifesta em cada pessoa, pode-se optar por tratar com UVB de banda estreita ou PUVA.
A fototerapia atua estimulando a formação de melanina e interferindo no processo inflamatório da doença. Auxilia na volta da pigmentação e impede o surgimento de novas lesões.
A esclerodermia afeta a segunda camada da pele (derme), então é utilizado a radiação UVA que tem maior penetração. Exceto em crianças menores de 12 anos ou quando há contraindicação para PUVA, então utiliza-se o UVB.
Tanto UVB-nb quanto PUVA podem ser utilizadas para tratar o Linfoma T Cutâneo, promovendo a regressão completa das lesões. Após o tratamento, o paciente deve ficar em acompanhamento periódico.
Podem ser utilizadas as radiações UVA e UVB-nb na Dermatite Atópica. Em crianças é mais seguro o uso da radiação UVB-nb. A técnica também pode ser utilizada para tratar outros tipos de eczema, como a dermatite de contato e a dermatite seborreica.
É contraindicada para
A pele de cada pessoa reage à fototerapia de maneira diferente, tanto em relação à melhora dos sintomas quanto na duração desses benefícios.
Independentemente do tipo de radiação utilizada na fototerapia, o tempo total de tratamento varia entre um paciente e outro, especialmente quando se trata de doenças de pele distintas.
A Pulsus conta com o tratamento de fototerapia, então se você precisa desse cuidado, agende a sua consulta com um de nossos especialistas!
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou desse artigo? Então envia lá no grupo do WhatsApp e compartilhe informação importante!
Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.