16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação. É uma importante data para nos consciencializarmos sobre a importância da alimentação.
Todas as pessoas tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Entretanto, garantir a segurança alimentar e nutricional da população não é fornecer somente o alimento, é dar também condições financeiras para garantir que cada um tenha acesso a alimentos seguros e saudáveis, em acordo com suas necessidades físicas, psicológicas e sociais.
Nesse sentido, é importante destacar o conceito de equidade. Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS). Diferentemente da igualdade, busca-se oferecer mais a quem mais precisa. Parte do princípio que é necessário reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, ressaltando diferenças tanto de doença, culturais, regionais e sociais.
Dessa forma, é fundamental dar condições para aquisição de alimentos adequados para cada condição de saúde, principalmente para pacientes de doenças crônicas como as doenças reumáticas.
Ter uma alimentação saudável, muitas vezes não envolve aquisição de alimentos onerosos para verba familiar, contrariando um mito da sociedade. Comer bem pode custar barato com orientação adequada.
Dessa forma, pensando no bem-estar e saúde dos seus pacientes, a clínica Pulsus possui o programa Cuidado Completo que oferece a seus pacientes uma conversa semanal para esclarecer dúvidas e reforçar que o tratamento deve estar sempre associado a bons hábitos alimentares e prática de atividade física. Assim busca-se ampliar a autonomia dos indivíduos nas próprias escolhas e no autocuidado.
Hábitos saudáveis concomitante ao tratamento medicamentoso são essenciais para melhora da qualidade de vida.