O que é pulsoterapia

A pulsoterapia é um procedimento no qual o paciente recebe medicamentos como corticoides, através de sessões endovenosas (diretamente na veia do paciente), durante um período que pode variar de três a cinco dias. O objetivo é controlar as crises intensas provocadas por doenças autoimunes, ajudando a reduzir a inflamação.

Antes do tratamento o paciente não pode estar com nenhuma infecção ativa, por exemplo, febre, tosse persistente e indeterminada ou infecção urinária. A ação anti-inflamatória dos corticoides pode interferir no sistema imunológico do paciente, causando a piora de possíveis quadros infecciosos.

Trata quais doenças
A pulsoterapia é utilizada para tratar diversas doenças autoimunes, por exemplo:

• Lúpus
  • Artrite Reumatoide
  • Esclerose Múltipla
  • Doença de Devic
  • Neurite Óptica

Durante a Pulsoterapia
A alimentação é um cuidado importante que deve ser bastante monitorado durante o tratamento. É necessário seguir uma dieta com pouco sal, para redução da retenção de líquidos e de edemas. Tem também que evitar doces e chocolates, já que o corticoide aumenta os valores de glicose no sangue.

Outro cuidado é o uso de medicamentos para evitar gastrite ou ulcera gástrica, já que qualquer corticoide oferece risco de inflamação na mucosa do estômago. Pode ser necessário fazer a reposição de potássio através da dieta alimentar ou uso de medicamentos.

Quais efeitos colaterais
Os corticoides são medicamentos que podem apresentar alguns efeitos colaterais, mas os benefícios em relação aos sintomas fazem maior diferença.

É possível que durante o procedimento o paciente apresente alguns efeitos colaterais como:

• Gosto de metal na boca
  • Sonolência
  • Vermelhidão na face
  • Insônia
  • Suor frio
  • Aumento da frequência cardíaca e/ou pressão arterial

Relate qualquer efeito durante ou após a pulsoterapia para o seu médico ou o profissional de saúde responsável pela administração do medicamento. É muito importante manter uma troca de informação com a equipe médica, dessa forma a dosagem será ajustada conforme a reação de cada paciente.

Cuidados após o tratamento
Os cuidados após o tratamento costumam variar conforme a melhora de cada paciente e os sintomas apresentados durante a pulsoterapia. O seu médico também orientará quais as recomendações seguir e o que deve evitar.

Pulsoterapia na Pulsus
A pulsoterapia deve ser realizada em ambiente médico especializado e sob supervisão de profissional de saúde. A Pulsus conta com uma equipe multidisciplinar preparada, experiente e capacitada em administração de medicações.

Temos equipamentos de ponta para a administração de medicamentos imunobiológicos, que garantem comodidade para o paciente. Salas de infusão amplas e exclusivas, com poltronas e leitos confortáveis. O bem-estar e o relaxamento são essenciais para o sucesso do tratamento.

Após o procedimento é importante que o paciente permaneça em observação para receber toda a assistência e orientação da equipe médica. Tire todas suas dúvidas com seu médico e tenha certeza de que é um procedimento eficaz e seguro.

Doença autoimune pode ser tratada com qualidade de vida. A Pulsus cuidará de você nessa jornada. Aqui, você encontra atendimento humanizado e uma equipe técnica altamente qualificada.

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou desse artigo? Então envia lá nos seus grupos do WhatsApp!

Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.