Osteoporose: reconheça para prevenir

Você já se perguntou quando devemos começar a nos preocupar com a boa saúde dos nossos ossos? A resposta é já! O motivo é para prevenir contra a osteoporose, uma doença silenciosa, que não causa dor e que se manifesta, majoritariamente, quando a fratura acontece. Os locais mais comuns são fêmur, vértebras e punho.

RISCO DE QUEDAS

A osteoporose ocorre principalmente em mulheres após a menopausa por causa da queda na produção do estrógeno, em idosos, e em pacientes com doenças reumáticas autoimunes, com Artrite Reumatoide, Espondilite Anquilosante e Lúpus Eritematoso Sistêmico.

É uma doença que causa a diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. A maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento. Fatores de risco como histórico familiar da doença, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, imobilização e repouso prolongados; sedentarismo e doenças reumatológicas também podem ocasionar a doença.

A osteoporose costuma ser uma fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco. Isso significa que a doença já está em uma fase mais avançada.

DIAGNÓSTICO

Para diagnosticar a doença é necessário realizar o exame chamado Densitometria Óssea, que mede a densidade mineral do osso. A Pulsus disponibiliza esse exame para seus pacientes.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Prefira alimentos ricos em cálcio, mantenha uma rotina de exercícios físicos com exposição ao sol, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Há medidas não farmacológicas e tratamentos injetáveis, mas o melhor tratamento é o que o seu médico avaliar para o seu caso.

A Pulsus oferece gratuitamente aos nossos paciente, o Programa Cuidado Completo, uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas que ajudam na prevenção e enfrentamento da doença. Eles atendem na modalidade presencial e remota.

A osteoporose pode ser tratada com qualidade de vida! A Pulsus vai cuidar de você nessa jornada. Agende sua consulta, presencial ou on-line.