A campanha conscientiza para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. O objetivo é mobilizar a sociedade e organizações a realizarem ações sobre o tema, buscando divulgar o acesso a serviços e à prevenção da doença.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pelo crescimento desordenado das células na região da mama, formando um tumor maligno que pode invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, com desenvolvimento rápido ou lento.
Se for diagnosticado e tratado precocemente, apresentará os melhores resultados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado se for descoberto no início. Por isso é importante conhecer os sintomas para realizar o diagnóstico precoce.
O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Sintomas
Identificar os sinais e sintomas é fundamental para garantir o cuidado médico no tempo necessário. Os principais sintomas do câncer de mama são:
O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. Mas é importante entender que a maioria dos nódulos na mama não é câncer, muitos podem ser benignos.
Os tumores benignos de mama são crescimentos anormais e não se espalham pelo corpo, mas alguns podem aumentar o risco de se tornar câncer de mama. Qualquer alteração na mama deve ser examinada por um médico para determinar se é benigna ou não. Por isso é fundamental realizar exames preventivos regularmente.
Prevenção
A partir dos 40 anos é recomendável que toda mulher procure anualmente o atendimento médico para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
É possível incorporar hábitos saudáveis à rotina para prevenir e ajudar a reduzir as chances de desenvolver tumores. O INCA preparou uma lista, veja a seguir:
Autoexame e mamografia
O autoexame é extremamente importante, grande parte dos casos de câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres. Por isso é preciso incentivar as mulheres de todas as idades a conhecerem os seus corpos para aprender a identificar o que é normal em suas mamas.
E como é feito o autoexame? O autoexame pode ser feito em frente a um espelho. Veja se tem alguma diferença na aparência dos seios, como caroços, relevos.
Faça isso em diversas posições, como braços levantados, abaixados e mãos na cintura. Observe os mamilos também; esprema e veja se sai alguma secreção, pois isso e dores são sinais de alerta.
Se você sentir algo que se pareça com um nódulo, o próximo passo é procurar um médico, para um novo exame ser feito. O especialista poderá solicitar uma mamografia, exame de raios-x que identifica as alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas.
Seus exames estão em dia?
Mantenha sua saúde em dia realizando acompanhamento médico periódico e exames de rotina para que doenças como o câncer de mama sejam detectadas precocemente.
Precisa realizar seus exames de prevenção? Agende a sua consulta com um de nossos especialistas pelo telefone / WhatsApp (31) 2536–1800 ou pelo site www.clinicapulsus.com.br.
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus
Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!