Doenças do verão: Pacientes reumáticos e com doenças autoimunes devem ficar atentos!

As alterações climáticas mexem muito com o nosso corpo. Pacientes com doenças reumáticas e doenças autoimunes podem ter problemas com as doenças do verão.

As praias, os clubes e as aglomerações de pessoas favorecem a  proliferação de diversas doenças. O hábito de se alimentar em barraquinhas e consumir produtos oferecidos por vendedores ambulantes aumentam, ainda mais, as possibilidades de uma contaminação alimentar. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais doenças pela quais os pacientes com doenças reumáticas e autoimunes devem se atentar!

Dengue

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Mesmo sendo comum o ano todo, a dengue é uma doença do verão, já que os casos dessa de contaminação se intensificam na estação, época de chuvas, já que o mosquito se prolifera em água limpa e parada. Os sintomas mais comuns da dengue são: febre alta (acima de 38°C), dores musculares intensas, dores ao movimentar os olhos, mal estar constante, falta de apetite, dor de cabeça intensa e manchas vermelhas no corpo. A dengue pode atingir todas as faixas etárias, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave.

O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, isso ocorre com os pacientes com doenças autoimunes. A baixa imunidade aumenta o risco de infecções e hemorragias, podendo levar a um quadro de dengue mais grave. Logo, o cuidado é máximo, principalmente no que diz respeito a prevenção da doença. Devemos eliminar reservatórios de água parada (como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e manutenção), usar repelentes, mosquiteiros e roupas que minimizem a exposição da pele à picada do mosquito.

No caso dos pacientes reumáticos, os sintomas podem ser confundidos, dificultando a identificação da doença.  As dores nas articulações, a fraqueza e o desânimo intensos podem ser sinais de que algo está errado, por isso procure um profissional. Remediar nessas situações é extremamente importante.

A dengue não tem tratamento específico. Por isso, não devem ser usados medicamentos sem prescrição do seu médico, principalmente aqueles que possuem o ácido acetilsalicílico para combater a dor e a febre. Eles podem provocar sangramentos assim como os demais anti-inflamatórios não hormonais. Recorra sempre a um médico antes de se medicar.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, parte do corpo que recobre o branco dos olhos. Ela é geralmente causada por uma infecção bacteriana, mas também pode ser por via viral. Essa doença é extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. Os principais sintomas são: vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos.

No caso dos pacientes com doenças autoimunes a baixa do sistema imunológico pode favorecer o surgimento de infecções bacterianas e virais iguais a conjuntivite. Por isso a atenção deve ser redobrada durante o verão, já que o avanço do quadro pode ocorrer de forma acelerada. É muito importante que logo após a suspeita de algum sintoma a consulta com o médico seja realizada, evitando problemas futuros.

Desidratação e Insolação são doenças do verão

A desidratação é a perda significativa de fluidos corporais. A baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, pode  impedir a realização de funções normais. Sendo que os principais sintomas são o cansaço excessivo, tonturas, dores de cabeça e em casos mais extremos a diminuição da pressão arterial.

Já a insolação é um mal estar provocado pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso e acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração passe por problemas na regulação da temperatura corporal. A perda intensiva de água, sais e nutrientes importantes para manutenção alteram o equilíbrio do organismo.

Para evitar esse mal estar, é muito importante tomar muito cuidado durante o verão, principalmente quando você tem uma doença autoimune e/ou reumática. Redobrar a atenção durante a estação é importante para evitar grandes problemas, porque a alimentação tende a ficar mais desregulada com as festas de final de ano e às férias de janeiro.

Veja alimentos importantes que podem ajudar no tratamento de doenças reumáticas

Além disso, pacientes que têm diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico devem ter cuidado dobrado nessa estação do ano. A exposição ao sol pode levar à atividade da doença, tanto da pele quanto de outros órgãos envolvidos na doença.

Dicas da Pulsus para as doenças do verão!

Para você curtir o verão ao máximo sem se preocupar com essas doenças, nós da Pulsus separamos algumas dicas para você!

A primeira delas é beber muita água durante o dia, cerca de dois a três litros de água durante o dia. Evite beber bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, já que o álcool aumenta a perda de água pelo corpo. Mantenha uma alimentação variada. Comer frutas, verduras e legumes ricos em sais minerais é importantíssimo. Se você vai viajar para lugares quentes, como praias e resorts, leve uma garrafa para se manter hidratado durante a curtição!

Lembre-se de evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, de 10 às 15 horas. Não deixe de passar protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de duas em duas horas. Uma boa dica é usar chapéu ou boné quando exposto ao sol, roupas leves  e claras que absorvem menos o calor. Mais uma vez, redobre sua atenção durante a viagens para praias!

E a última é curtir bastante, mesmo que você fique em casa não deixe de aproveitar essa época tão gostosa que é o verão! Nós da Pulsus desejamos boas férias a todos!