Pacientes reumáticos precisam ficar atentos a saúde mental

Muitos pacientes reumáticos sofrem com problemas relacionados a saúde mental. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Reumatologia concluiu que a artrite reumatoide atinge cerca de dois milhões de pessoas no Brasil e boa parte dos pacientes apresentam sinais de doenças depressivas.

Mesmo sendo um problema recorrente, poucas pessoas têm conhecimento sobre quais são os transtornos mentais, os sinais e os cuidados para manter uma boa saúde mental.

Quais são os principais transtornos mentais?

Os transtornos mentais são distúrbios psíquicos que afetam nosso humor, alimentação e em geral a interação do paciente com a vida social. Eles geralmente se apresentam por uma combinação de pensamentos, emoções e comportamentos anormais durante o cotidiano. As doenças mais comuns são a depressão e ansiedade.

A depressão é uma disfunção bioquímica do cérebro que desencadeia uma intensa sensação de angústia. Esse distúrbio no humor pode ser provocado por inúmeros fatores – traumas de infância, o consumo recorrente de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas são um dos mais comuns. Nos pacientes reumáticos, a constante sensação de dor e incapacidade contribui na diminuição da autoestima, consequentemente desencadeia sensações de angústia, provocando a depressão.

Já a ansiedade é um tipo de preocupação exagerada que ocasiona medo e inquietação. A correria e o estresse do dia-dia são propulsores desse tipo de transtorno mental e os ataques de pânico são os episódios mais problemáticos desse transtorno. Os pacientes reumáticos que desenvolvem os sintomas da ansiedade geralmente se sentem incapazes de realizar algo ou querem que o tratamento acabe rápido. Infelizmente o tratamento da maioria das doenças reumáticas é crônico, sendo necessário acompanhamento regular com o reumatologista.

Ambos os transtornos necessitam de atenção pois podem prejudicar o tratamento. Por isso, o paciente e a família devem ficar atentos com os sintomas mais aparentes da depressão e ansiedade.

Quais são os sinais de que algo está errado com a saúde mental?

Os sinais mais comuns são:
• Boca seca, medo, náusea e palpitaçõesPacientes com doenças reumáticas possuem maior propensão a desenvolver problemas com a própria saúde mental;
• Culpa, solidão e tristeza;
• Agitação, irritabilidade acompanhada de respiração rápida;
• Automutilação, choro excessivo e isolamento social;
• Insônia ou sono agitado;
• Falta de concentração ou lentidão durante atividades;
• Ganho exagerado de peso ou perda de peso;
• Em casos extremos pensamentos suicidas.

Artrite psoriásica e depressão

Uma das doenças reumáticas que mais apresenta complicações na saúde mental dos pacientes é artrite psoriásica e também a psoríase. Segundo o estudo “Avaliação da gravidade da psoríase em placas em brasileiros em acompanhamento ambulatorial em centros de referência” (Appisot), pesquisa realizada pelo laboratório Janssen, dos 70% pacientes com psoríase que desenvolvem algum tipo de doença em paralelo, 26% apresentam depressão.

O principal fator que possibilita o surgimento desse transtorno é o fato da doença causar feridas na pele. Essas se não forem tratadas podem agravar o quadro da pele fazendo com que o paciente procure o isolamento por uma baixa autoestima. Por isso, o acompanhamento médico deve ser regular, não só para realizar o correto tratamento da doença mas para avaliar os sintomas paralelos que podem ocasionar a depressão.

Conheça mais sobre a Artrite Psoriásica e Psoríase

Como ter uma boa saúde mental?

Manter uma mente tranquila e equilibrada é muito difícil na correria do dia-dia, mas pequenos hábitos podem ajudar a evitar problemas. Uma alimentação saudável rica em folhas verdes, oleaginosas e peixes auxilia no aumento da qualidade de vida e das sensações de prazer.

Realizar atividades físicas regularmente ajuda na liberação de endorfina e dopamina, hormônios que geram sensações de prazer. Nos pacientes reumáticos a fisioterapia melhora as dores e possibilita a interação social com pessoas com o mesmo quadro de saúde.

Caso o paciente possua algum transtorno mental, como depressão ou ansiedade, procurar a ajuda de um profissional é importante. A família e os amigos não podem menosprezar o quadro clínico de doenças tão sérias e manter-se informado é fundamental nessas situações. É necessário muito apoio e respeito nesses momentos tão difíceis na vida de muitos pacientes.

Bons hábitos podem ajudar na qualidade de vida dos pacientes reumáticos

A clínica Pulsus pode me ajudar?

Durante o tratamento das doenças reumáticas nossa equipe oferece um apoio eficiente para pacientes que possuem algum tipo de transtorno mental. Ressaltamos que o conhecimento da família sobre a saúde mental do paciente é de extrema importância para que o tratamento ocorra de forma esperada. Nós, da Pulsus, compreendemos o caso de cada um de nossos clientes e sabemos que os impactos dos transtornos mentais dificultam a vida de todos. Procure ajuda, você não está sozinho!