Passos simples para melhorar sua qualidade de vida

Passos simples para melhorar sua qualidade de vida

Trânsito, stress no trabalho, problemas na vida pessoal, o dinheiro que nunca sobra: na realidade atual, o que não faltam são motivos para que a gente se sinta sufocado e desmotivado. No entanto, alguns passos simples são capazes de melhorar significativamente sua qualidade de vida, o que pode, inclusive, acarretar em mudanças positivas também em outras áreas.

Como melhorar minha qualidade de vida?

É muito comum os pacientes procurarem seus médicos em busca da melhora da qualidade de vida. Esse é um ótimo e importante começo, mas o que muitos se esquecem é que isso requer certas mudanças de hábitos que, uma vez implementadas, costumam perdurar, já que o resultado é muito gratificante.

De acordo com o psicólogo Jeremy Dean em seu livro Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick, leva em média 66 dias para que alguém adquira um novo hábito, isto é, para realmente começar a fazer algo que antes não era costume de maneira automática. Vamos começar hoje?

Inspira, expira

Parece básico, mas não é de costume do ser humano ter consciência da sua respiração, e isso faz com que a grande maioria das pessoas não respire da melhor forma. É fato que o nosso cérebro precisa de oxigênio, o que significa que respiração profunda amplia a clareza da mente, trazendo mais saúde física. Pare por um minuto e experimente inspirar profundamente, até encher completamente a os pulmões, e depois soltar o ar pela boca até o final. A barriga tem que subir, mostrando que o diafragma libera mais ar para o pulmão.

A respiração também pode te ajudar a se acalmar. Sente-se de maneira confortável, bloqueie a narina direita com o polegar e inspire profundamente pela esquerda. Com o pulmão cheio, feche a narina esquerda com o indicador e solte o ar pela direita. Inspire novamente pela narina direita, tampe-a e expire pela esquerda. Repita quantas vezes precisar, até sentir que a calmaria já se instaurou.

Sono: nosso melhor amigo

Você sabia que o sono é o principal momento de reparação, regeneração e recuperação do corpo? O ideal é que o sono seja regular, ininterrupto e te faça acordar com a sensação de descanso. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário (não adianta dormir pouco em um dia e muito em outro, ok?) e se afastar de aparelhos eletrônicos (como celular, computador ou TV) pelo menos meia hora antes de se deitar. Caso seu sono esteja sendo interrompido muitas vezes durante a noite, é recomendável procurar um médico.

Mexa-se!

Sabemos que a rotina atribulada nem sempre nos permite fazer exercícios da forma que os médicos recomendam, mas uma simples mudança já pode ser benéfica ao corpo. Dizer não ao sedentarismo pode afastar doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Caminhar 30 minutos por dia, trocar o carro pela bicicleta para ir ao trabalho algumas vezes na semana, pular corda – o que pode ser feito dentro de casa -, fazer um pouco de yoga uma vez por semana: tudo isso já é um passo para a movimentação que você precisa para melhorar sua qualidade de vida.

Você é o que você come

O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. Alimentos gordurosos ou com muito sal e açúcar são uma tentação, mas também aumentam o risco  para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Por isso, é importante ter equilíbrio entre os macronutrientes, priorizando ter pelo menos a mesma quantidade calórica entre proteínas, carboidratos e gorduras. O nutricionista é o profissional que irá te ajudar a entender melhor as necessidades básicas do seu corpo e te auxiliar a como ter uma alimentação mais saudável, mantendo o prazer de comer.

Água é vida

Hidratar o nosso corpo, que é composto por aproximadamente 70% de água, de forma natural é um dos importantes passos para a melhora da qualidade de vida. Beber água previne problemas renais, evita inchaços no corpo e no rosto, inibe dores de cabeça, resulta em uma pele hidratada naturalmente e ainda mantém as unhas e os cabelos saudáveis. Não te convencemos? A água ainda ajuda a regular o funcionamento do intestino e evita que você consuma aquelas besteirinhas durante o dia.  

Para ajudar a virar um hábito, existe uma série de aplicativos gratuitos que podem te ajudar. Disponíveis em maioria para Android e iOs, Beber Água, Tempo de Beber Água, Saldo de Água e Water Your Body estão entre algumas das melhores opções.

Qual o período ideal para a realização de um check-up?

O check-up de rotina nada mais é do que uma avaliação de saúde para verificar se está tudo em dia e, por englobar alguns exames com diagnóstico precoce, ajuda a diagnosticar doenças em uma fase pré-clínica, além de oferecerem conselhos práticos sobre manter uma vida saudável.

Ainda que haja algumas idades específicas para começar a se submeter a alguns procedimentos (como exame de próstata ou mamografia), é muito importante que pessoas de todas as faixas etárias realizem pelo menos um check-up por ano, e você pode escolher qual a melhor época. Para isso, basta consultar um clínico geral.