Por que é importante se vacinar?

A vacinação é uma das formas mais seguras e eficazes de prevenir doenças e proteger a saúde da população. Apesar disso, muitas pessoas tem dúvidas sobre a importância e os benefícios de manter as vacinas atualizadas, por isso preparamos esse artigo. Boa leitura!

O desenvolvimento das vacinas é um avanço para a saúde pública e qualidade de vida de toda a população. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas salvam mais de 4 milhões de vidas anualmente, evitando epidemias e doenças graves como a poliomielite, sarampo e meningite.

É cuidar de você e de todos

É um cuidado que começa com você e se estende para o outro. É um pacto coletivo. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves.

A medida que mais pessoas são vacinadas, menores são as chances da doença se espalhar, com isso haverá menos pessoas doentes, menos hospitalizações e, até mesmo, menos mortes. Isso é resultado da imunidade à doença que as pessoas desenvolvem e que impedem a transmissão do agente causador para outras pessoas.

Conforme a OMS, é possível prevenir ao menos 25 doenças pela vacinação, incluindo hepatite, febre amarela, sarampo, tétano e varíola. Assim como a poliomielite, a varíola foi erradicada nos anos 80 e, desde então, não surgem novos casos.

Como funciona

As vacinas são compostas por partes enfraquecidas ou inativadas do agente causador (antígeno), que pode ser vírus ou bactéria. Quando são injetadas no corpo não causa a doença e nenhum risco, veja como funciona.

O sistema imunológico reconhece o agente causador invasor e passa a produzir anticorpos que ajudam a combater a doença. E se a pessoa for exposta a essa doença no futuro, o sistema imunológico conseguirá destruir o invasor antes que ela adoeça.

É necessário tomar doses de reforço em alguns casos para manter a proteção, já em outros, apenas uma única dose é o suficiente.

Segura e eficaz

Antes de serem comercializadas, todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança para garantir sua eficácia, incluindo estudos clínicos, antes de serem aprovadas para o público.

No Brasil, a regulamentação das vacinas é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Saúde, que só autorizam sua comercialização após aprovação em diversas etapas.

Efeitos colaterais

É possível aparecer algum efeito colateral após tomar as vacinas, mas eles costumam ser temporários. Em geral, as reações estão relacionadas à aplicação da própria vacina, como dor no local da injeção ou febre baixa. Por isso, não há motivos para deixar de vacinar você ou seus filhos. Inclusive, incentivando quem ainda tem alguma desconfiança ou receio de tomar as vacinas. Lembre-se que o bem é coletivo!

Na Pulsus tem

A Pulsus oferece diversas vacinas para o seu cuidado ficar ainda mais completo, por exemplo, as vacinas para Herpes Zoster, Pneumo 13, Meningo B, Gripe Tetra e Palivizumabe. Proteger quem você ama é garantir a imunidade necessária para viver com muita saúde, então pegue as carteirinhas de vacinação e agende o horário.

Vacine-se! E se tiver dúvidas, converse com seu médico para esclarecer todas as dúvidas e saber se você está com a vacinação em dia. Para cada fase da vida, há uma vacina e uma proteção. Previna-se!

Cuidado Completo

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou desse artigo? Então envia lá no grupo do WhatsApp!

Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.