PSORÍASE: saiba o que comer e o que evitar

A sua escolha alimentar pode fazer muita diferença no tratamento da Psoríase. O que comer e o que evitar vão contribuir muito para o controle da doença. A dieta controlada e acompanhada por um nutricionista é um complemento importante junto ao tratamento medicamentoso.

A alimentação adequada ajuda a diminuir a frequência com que as crises aparecem e pode diminuir a gravidade das lesões da Psoríase. Antes de continuarmos com as nossas orientações, vamos entender do que se trata a Psoríase.

O QUE É PSORÍASE

A Psoríase é uma doença que provoca manchas ou placas avermelhadas e descamativas na pele. Pode surgir em qualquer local do corpo, porém é mais frequente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. A causa ainda é desconhecida. A Psoríase é uma doença inflamatória, autoimune e não é contagiosa.

ALIMENTAÇÃO COMO ALIADA

Por se tratar de uma doença autoimune, os sintomas da Psoríase começam a surgir com o enfraquecimento do sistema de defesa do organismo. De repente, em episódios de muito estresse ou gripe começam a surgir os sinais de manchas ou placas avermelhadas e descamativas na pele.

Neste momento, optar por uma alimentação saudável é a mudança de hábito mais inteligente a se fazer. Com a ajuda de um nutricionista para acompanhar o tratamento, você vai controlar a inflamação e a irritação, típicas da Psoríase, além de melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Por onde começar? Transforme as frutas e os vegetais em seus aliados, eles são ricos em antioxidantes ou compostos anti-inflamatórios bons para a pele. Como por exemplo, os vegetais de folhas verdes escuras, frutas vermelhas e abóbora.

#DICASDANUTRI

Manter um peso adequado é essencial para todas as pessoas, incluindo os pacientes portadores de Psoríase. Portanto, aqueles pacientes que estão acima do peso devem optar por uma dieta de baixa caloria.

A nutricionista do Programa Cuidado Completo, Isabel Matos, separou essas dicas para o Blog da Pulsus.

EVITE

Estes alimentos estimulam o aumento da inflamação, elevando o surgimento de novas crises ou piorando os sintomas como coceira e irritação da pele.

• Carne gordurosa
  • Fritura
  • Fast-food
  • Carne vermelha
  • Bebidas alcoólicas

INCLUA

Já estes alimentos são fontes de fibras, vitaminas e minerais e possuem baixo índice glicêmico, ajudando a diminuir o quadro inflamatório.

• Azeite extravirgem
  • Alimentos fontes de Vitamina A: gemas de ovos, leite, manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa.
  • Alimentos fontes de Vitamina C: brócolis, couve, pimentão, caju, mamão, manga, acerola, kiwi, laranja, suco de limão, morango, abacaxi, tangerina.
  • Alimentos fontes de Vitamina D: carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
  • Alimentos fontes de Vitamina B: brócolis, cenoura, peixes, ovos, carnes, leite, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, castanhas, amendoim, espinafre, couve, lentilha.
  • Alimentos fontes de Polifenóis e Carotenoides: acerola, abobora, alface, agrião, brócolis, cebolinha, cenoura, couve, espinafre, goiaba, mamão, manga, maracujá, melancia, morango, pimentão, rúcula, salsão, tomate e outros.
  • Alimentos integrais e fontes de fibras: pão integral, arroz integral, aveia, chia, linhaça.

Lembre-se: quanto mais colorida for sua alimentação, melhor!

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Apenas com a avaliação realizada pelo nutricionista é possível desenvolver um plano alimentar eficaz para sua dieta. Principalmente para pessoas com doenças específicas, como é o caso da Psoríase.

Durante a consulta, o nutricionista vai identificar e avaliar fatores como idade, sexo, atividade física e se a pessoa possui alguma doença associada. Somente após esses procedimentos que é possível concluir uma dieta adequada às necessidades do paciente.

Você que acompanha o Blog da Pulsus sabe que doença autoimune pode ser tratada mantendo a sua qualidade de vida. E vamos te ajudar com o Programa Cuidado Completo!

Deixe a Pulsus cuidar de sua alimentação nessa jornada. Agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 9974-2086. Envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

CUIDADO COMPLETO

Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças. As orientações são presenciais ou remota.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de nutrição, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.