Quais são os problemas ortopédicos mais comuns?

Quais são os problemas ortopédicos mais comuns?

Existem muitas condições e doenças que atingem o sistema de locomoção, trazendo dores e desconforto para os pacientes. Preparamos esse conteúdo para você conhecer os problemas ortopédicos mais comuns e como é realizado o tratamento e a prevenção.

Mas antes de responder à pergunta do título, precisamos entender o que é um problema ortopédico. Todas as lesões, inflamações e fraturas que afetam o aparelho locomotor, devem ser solucionadas pela ortopedia. Então se você está com dores nos ossos, músculos, ligamentos e articulações, o médico ortopedista é quem cuidará de você.

 

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões que ligam o músculo ao osso. É um dos problemas mais comuns tratados pela ortopedia, pode afetar pessoas de qualquer idade e em diferentes partes do corpo, como joelho, ombro, cotovelo, braço, pé, tornozelo, quadril e mão.

Principais sintomas: dor localizada, vermelhidão e dificuldades de movimentação.

 

Distensão muscular

A distensão muscular ocorre quando um músculo é esticado/alongado além do que consegue aguentar. Com isso, gera a ruptura de algumas fibras musculares ou do músculo inteiro, podendo ser grave, moderada ou leve. As partes mais afetadas costumam ser na região lombar e na coxa. É muito comum em esportes de contato que requer movimentos bruscos e mudança de direção rápida, como o futebol.

Principais sintomas: dor, fraqueza na parte distendida, dificuldade de movimentação e manchas roxas.

 

Bursite

A bursite é uma inflamação do tecido (bursas) que fica próximo às articulações. As bursas são pequenas bolsas com líquido sinovial que servem para proteger as articulações, ajudando na lubrificação da cartilagem e na absorção do impacto. As partes mais afetadas são joelhos, ombros, cotovelos e quadris.

Principais sintomas: dor, fraqueza muscular, rigidez, inchaço e calor.

 

Ruptura de ligamento

A ruptura do ligamento ocorre quando a membrana que une os ossos é rompida, geralmente acontece devido a um grande esforço físico. Pode ocorrer em diversas partes do corpo, porém é mais comum afetar o joelho, tornozelo, pé, mão e ombro.

Principais sintomas: instabilidade, fraqueza, dificuldade de movimentação e dor intensa no local afetado.

 

Como evitar novos problemas

Hábitos errados, eventos traumáticos ou herança genética são alguns fatores que podem desencadear um problema ortopédico. Mas é possível prevenir, mantendo bons hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos.

A melhor prevenção é o fortalecimento do corpo, então a atividade física ajudará muito nesse cuidado. Mas antes de iniciar qualquer prática física é essencial que o médico ortopedista seja consultado, a avaliação do especialista definirá o tipo de treino ou modalidade esportiva. Isso contribui para evitar fraturas e lesões durante os exercícios físicos.

 

Deixe com o especialista

Não importa qual o seu problema ortopédico, mas o médico ortopedista precisa ser consultado para avaliação da gravidade da lesão. Esse especialista é o profissional habilitado para determinar qual o tratamento mais adequado para a sua recuperação.

Aqui no Blog da Pulsus você encontra muitas dicas de cuidados, alimentação e exercícios que beneficiam seus ossos e que ajudam a combater a inflamação.

 

Agende sua consulta agora

Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

 

O cuidado que você merece

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Acesse o canal da Pulsus no YouTube para mais dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus

Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o assunto e marcar uma consulta com nossos ortopedistas.