Qual fome você está sentindo agora?

Qual fome você está sentindo agora?

Dizem que um dos maiores prazeres da vida é comer, e concordamos. Mas também concordamos que, assim como tudo na vida, comer requer cuidados. Comer conforme a fome é um dos pilares da alimentação para uma vida saudável, mas nem sempre fazemos assim. Qual fome você está sentindo agora?

Até onde esse prazer pode se tornar um vício e atrapalhar sua saúde? O que mais contribui para o ganho de peso é consumir calorias além do que o corpo precisa. Estamos falando sobre excessos e autoconhecimento, afinal de contas, será que toda fome é igual?

Sua fome não é a mesma todos os dias. Tem dias que você acorda com muita fome, aquela famosa ‘fome de leão’, em outros dias acorda absolutamente sem fome.

Vamos entender mais sobre esse fenômeno com a ajuda da nutricionista Isabel Matos, do Programa Cuidado Completo.

Continue a leitura!

 

Você tem fome de quê?

Pergunta fácil de fazer, mas muitas vezes bem difícil de responder. Todo mundo passa por dias bons e ruins, isso faz parte da vida naturalmente. Quando isso acontece, o nosso lado emocional, que está fervilhando de emoções, pode afetar diretamente a nossa alimentação.

É quando tomamos a decisão de comer por impulso, sem fome, sem necessidade fisiológica.

Não comemos apenas quando estamos com fome fisiológica, mas diversos fatores emocionais, como estresse, tristeza, tédio, alegria e outros sentimentos também estimulam nosso apetite.

Mas essa fome é real? Devo comer? É preciso atenção nesse momento e não deixar se levar por esses sentimentos.

Ouça o seu corpo e identifique quando está comendo por necessidade e quando está comendo por gula. É importante diferenciar os sinais do corpo.

Existe uma diferença entre a fome fisiológica e a fome emocional. Você sabe qual é? Vamos explicar!

 

Fome fisiológica

A fome fisiológica é a necessidade de ingestão alimentar que organismo tem para manter suas funções vitais.

É uma combinação de sensações, como ‘estômago roncando’, dor de cabeça, fadiga ou irritabilidade, que faz com que busquemos comida.

  • Aumenta gradualmente
  • A escolha pela comida é feita com consciência
  • Há sensação de saciedade e satisfação após comer
  • Não está relacionada a uma comida específica
  • Está relacionada a sinais fisiológicos de baixo consumo energético
  • Ocorre em resposta à necessidade energética do seu corpo

 

Fome emocional

A fome emocional se relaciona apenas e unicamente ao desejo pela comida, ao contrário da fome fisiológica que se relaciona apenas à necessidade do organismo em repor nutrientes.

Esse tipo de fome corresponde à vontade de comer um alimento específico ou um grupo de alimentos em particular, que se espera ter satisfação ou prazer.

  • Aparece repentinamente
  • A escolha é impulsiva (você come rapidamente a barra de chocolate)
  • Há desejo por continuar comendo mesmo após estar saciado (a mesma comida ou um tipo diferente de alimento; exemplo: algo doce após a refeição)
  • Você quer um tipo específico de comida
  • Está relacionada ao sabor do alimento
  • Ocorre, geralmente, em resposta a um sentimento ou se você estiver perto de alimentos palatáveis (rico em açúcar, gordura, sal e farinha).

A dica da nutricionista Isabel Matos é que devemos comer apenas quando sentimos fome fisiológica. Assim evitamos comer mais do que precisamos. Tente ouvir mais o seu corpo e entender os seus sentimentos e sensações.

 

Você consegue

Manter os horários das refeições, intervalos e uma alimentação saudável é o cuidado que você merece. É claro que você consegue e estamos aqui para ajudar você a treinar esta habilidade. A nossa nutricionista Isabel Matos vai cuidar de você e acompanhar toda a sua evolução.

Agora que você já sabe que comer com regularidade pode fazer a diferença, compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a se alimentarem melhor.

 

Agende sua consulta agora

Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

 

O cuidado que você merece

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Acesse o canal da Pulsus no YouTube para mais dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar. Siga a Pulsus no Instagram @clinicapulsus